Estou tomando Clonazepan pra poder dormir, e Subtramina para controlar as crises de ansiedade há alg

4 respostas
Estou tomando Clonazepan pra poder dormir, e Subtramina para controlar as crises de ansiedade há algum risco pelo fato dos dois serem tarja preta?
A sibutramina não é uma medicação usada no tratamento da ansiedade - pelo contrário, pode piorar bastante este sintoma. Além disso, pode estar causando a sua insônia, fazendo que você tenha a necessidade de tomar clonazepam para dormir. Procure um psiquiatra para que ele lhe oriente a respeito do uso adequado de medicações para o seu quadro. Estimo melhoras. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mateus Abreu
Psiquiatra
Belo Horizonte
Sibutramina foi criada para ser uma antidepressivo, mas foi observada uma piora dos sintomas ansiosos e depressivos nesses pacientes. O colateral observado no medicamento foi a perda de peso e infelizmente a droga ainda é prescrita com essa finalidade. Para o emagrecimento existem muitas substâncias mais efetivas e com mais evidencia científica. Reavalie sua medicação com um psiquiatra.
Sinceramente, há outras abordagens mais efetivas para seu quadro do que o uso dessa combinação de medicaçoes. Como inibidores da recaptacao de serotonina.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, existe um cuidado importante nessa combinação. O clonazepam é um calmante tarja preta usado para ajudar a dormir e controlar crises de ansiedade. Já a sibutramina, também tarja preta, é um inibidor do apetite que age como um estimulante no cérebro. Ou seja, **enquanto o clonazepam desacelera o sistema nervoso, a sibutramina faz o oposto**: estimula.

Essa mistura pode gerar efeitos opostos no corpo, causando confusão no organismo. Por exemplo, a sibutramina pode aumentar a ansiedade, a frequência cardíaca e a pressão arterial — justamente o que o clonazepam tenta controlar. Isso pode causar desequilíbrio, como mais agitação durante o dia e necessidade maior de sedação à noite, além de sobrecarregar o sistema nervoso.

Outra preocupação é com o uso contínuo: os dois remédios exigem cuidado com dependência e efeitos colaterais a longo prazo, principalmente se forem usados sem acompanhamento próximo.

Essa resposta é apenas informativa. O mais seguro é conversar com o médico que te acompanha para garantir que essa combinação está sendo feita com segurança e com os objetivos certos. Nunca misture medicamentos tarja preta sem orientação profissional.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1806 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.