Estou tomando escitalopram 10 mg de manhã e pregabalina 75 mg a noite, o dentista me receitou dexame

Estou tomando escitalopram 10 mg de manhã e pregabalina 75 mg a noite, o dentista me receitou dexametasona 4mg de 8/8 hs. Posso tomar sem medo??

5 respostas


Entendo a sua dúvida, e é muito importante ter esse cuidado antes de usar novos medicamentos. No seu caso, você já faz uso de escitalopram e pregabalina, e agora recebeu do dentista a prescrição de dexametasona. De modo geral, não há uma interação grave entre esses remédios quando o corticoide é usado por curto prazo, mas ele pode causar alguns efeitos, como insônia, agitação, alteração do humor ou ansiedade, especialmente em pessoas que já fazem tratamento para saúde mental. Como ainda não tivemos uma consulta presencial e não conheço todo o seu histórico de saúde, não posso garantir segurança no seu caso específico. Minha orientação é que você siga a prescrição do dentista e, se notar efeitos indesejados (como dificuldade para dormir, irritabilidade ou piora da ansiedade), entre em contato imediatamente com o profissional que acompanha sua saúde mental ou procure atendimento médico.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! Tudo bom? Em relação a possíveis interações medicamentosas da pregabalina ou escitalopram com a dexa, pode tomar sem medo. Não há interação significativa entre eles!

Dra. Inayã Porto

Dra. Inayã Porto

Médico de família

Tibau Do Sul

Agendar consulta

A Dexametasona não tem interação medicamentosa com o Escitalopram ou com a Pregabalina, ou seja, não tem problema "misturar" essas medicações.

Dra. Alice  Titto

Dra. Alice Titto

Médico de família

Osasco

Agendar consulta

Entendo a sua dúvida. O escitalopram e a pregabalina podem ser utilizados junto com a dexametasona em algumas situações, mas não é possível afirmar que você deve tomar “sem medo” sem conhecer o motivo da prescrição, a duração do tratamento e seu histórico clínico. A dexametasona pode causar, especialmente em algumas pessoas, aumento da glicose e da pressão, insônia, agitação, ansiedade, alterações de humor e desconforto gástrico. Por isso, a dose e o tempo de uso fazem diferença. Como você já utiliza duas medicações que atuam no sistema nervoso, eu prefiro avaliar o conjunto antes de orientar qualquer mudança ou iniciar um corticoide nessa dose. Não suspenda nem altere suas medicações por conta própria. Se quiser, podemos marcar uma consulta para revisar suas medicações e verificar se há algum cuidado específico no seu caso antes de iniciar a dexametasona. Assim consigo orientar de forma individualizada e segura.

Dr. Markus Paulo Campelo Barroso

Dr. Markus Paulo Campelo Barroso

Médico de família

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Pode.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.