Estou tomando fluoxetina a 5 dias minha cabeça está doendo e tontura isso pode ser o efeito colatera

5 respostas
Estou tomando fluoxetina a 5 dias minha cabeça está doendo e tontura isso pode ser o efeito colateral?
Sim, pode. Os efeitos colaterais tendem a desaparecer após alguns dias. Caso permaneçam, entre em contato com seu psiquiatra e o informe a respeito das reações adversas para que ele lhe oriente. Você pode fazer uso de medicações sintomáticas, como dipirona ou paracetamol para aliviar os sintomas relatados. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é muito comum esse efeito colateral com a fluoxetina, principalmente nos primeiros 5 a 7 dias. Se não houver melhora sugiro procurar o psiquiatra para troca da medicação. Att.
Dr. Hugo Salmen Evangelista Espindola
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Sim, a dor de cabeça e a tontura que você está experimentando após começar a tomar Fluoxetina há cinco dias podem ser efeitos colaterais iniciais do medicamento. Esses sintomas são comuns nos primeiros estágios do tratamento com antidepressivos como a Fluoxetina. Geralmente, o corpo se adapta ao medicamento com o tempo, e esses efeitos tendem a diminuir ou desaparecer. No entanto, se os sintomas persistirem ou se tornarem muito incômodos, é importante conversar com seu médico, que pode avaliar a necessidade de ajustar a dosagem ou explorar outras opções de tratamento.

Estou à disposição para mais informações ou esclarecimentos.
Dr. Leandro Lemos
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá! Dor de cabeça e tonturas são efeitos colaterais frequentemente relatados no início do tratamento com fluoxetina. Porém, é importante entender seu histórico médico, se faz uso de outros medicamentos, se possui comorbidades... Não deixe de conversar com seu médico a respeito caso os sintomas persistam ou sejam muito desconfortáveis. Abraço!
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Sim, o que você está sentindo pode sim ser efeito colateral da fluoxetina nos primeiros dias de uso. Dor de cabeça e tontura são reações comuns no início do tratamento, especialmente na primeira semana. O organismo está se ajustando à ação do remédio no sistema nervoso, e é por isso que esses sintomas aparecem.

Em geral, esses efeitos são temporários e costumam melhorar entre 7 a 14 dias de uso contínuo. Mas se a dor de cabeça for muito forte, a tontura atrapalhar demais sua rotina, ou se surgirem outros sintomas estranhos, vale avisar o médico pra avaliar se é preciso ajustar a dose ou mudar a abordagem.

Esse desconforto inicial é chato, mas costuma passar — e a melhora do quadro principal (como ansiedade ou depressão) começa a aparecer depois de algumas semanas.

Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma avaliação médica. Posso te ajudar com a psiquiatria e fico à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1326 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.