Estou tomando Forxiga, Nesina e Gliclazida para tratar a diabetes. Perdi peso, a glicemia abaixou ba

Estou tomando Forxiga, Nesina e Gliclazida para tratar a diabetes. Perdi peso, a glicemia abaixou bastante, mas surgiu uma coceira terrível no corpo todo! Li que é uma reação comum no Nesina (alogliptina). Realmente, só ele causa isso ou as outras medicações tambem causam ?

3 respostas


Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar! Vamos lá: sim, alergias são alterações que podem acontecer com qualquer medicamento e portanto o seu médico deve ser alertado para cogitar a substituição do fármaco. Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta. Espero ter ajudado, fico a disposição! Atenciosamente, Dr. André Mahmoud lnsta: @andremahmoud.endocrino

Dr. André Mahmoud

Dr. André Mahmoud

Endocrinologista

Dourados

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A coceira no corpo pode ser um efeito colateral de medicamentos para diabetes, mas é mais comumente associada ao Nesina (alogliptina), que pertence à classe dos inibidores da DPP-4. No entanto, as outras medicações que você mencionou também podem causar reações adversas, embora menos frequentemente. Consulte seu médico: Para confirmar se a coceira está relacionada ao Nesina ou a outro medicamento. Enquanto isso, evite coçar a pele para prevenir lesões e mantenha-se hidratado. Se a coceira vier acompanhada de inchaço, dificuldade para respirar ou erupções cutâneas, procure atendimento imediato, pois pode ser uma reação alérgica séria.


Sim. Os três medicamentos podem estar associados a reações cutâneas, embora por mecanismos e frequências diferentes. O Nesina, que contém alogliptina, pode provocar reações de hipersensibilidade, incluindo prurido e erupções cutâneas. A gliclazida também pode ocasionar manifestações alérgicas na pele. Já o Forxiga, que contém dapagliflozina, favorece a eliminação urinária de glicose e pode aumentar o risco de infecções genitais por fungos, geralmente acompanhadas de coceira localizada, além de apresentar possibilidade de reações cutâneas. Uma coceira intensa pelo corpo inteiro não deve ser considerada um efeito adverso simples sem investigação. Recomendo avaliação médica em curto prazo para examinar a pele, revisar a cronologia dos medicamentos e investigar outras causas, inclusive alterações hepáticas. Se houver urticária extensa, inchaço dos lábios, dificuldade respiratória ou bolhas na pele, procure emergência. O endocrinologista poderá identificar o medicamento suspeito e ajustar o tratamento sem comprometer o controle do diabetes.

Dr. Filipe Tomaz

Dr. Filipe Tomaz

Endocrinologista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.