Estou tomando metotrexato devido a uma uveíte anterior bilateral que apareceu há 1 mês (provável doe
2
respostas
Estou tomando metotrexato devido a uma uveíte anterior bilateral que apareceu há 1 mês (provável doença de Behçet, com histórico prévio de manifestações na pele e úlceras na boca e genitais). A dose é de 6 comprimidos de 2,5 mg, totalizando 15 mg, uma vez por semana, junto com ácido fólico 5 mg nos dois dias seguintes. Estou usando minoxidil oral e finasterida há 6 meses e, do 3º ao 5º mês, notei uma melhora significativa no meu cabelo que estva bem ralo e com uma alopécio androgenética bem evidente. No entanto, desde que comecei o metotrexato há 1 mês, a piora no cabelo foi abrupta e coincidiu exatamente com o início do medicamento. Notei uma queda considerável, principalmente de fios pequenos, de cerca de 1 cm, do tamanho de cílios, e uma piora na qualidade, especialmente na região frontal. Meus exames de sangue recentes mostram níveis excelentes de vitaminas, como B12, e ferro e ferritina em boas concentrações. Gostaria de saber se essa dose semanal de metotrexato, mesmo com o ácido fólico, pode estar causando essa queda e essa piora tão significativa no cabelo em apenas 1 mês de uso do medicamento, apesar do tratamento contínuo com minoxidil e finasterida.
A queda de cabelo pode ser devido à doença de base e ao estresse/ansiedade por ela provocados. Geralmente o cabelo começa a cair 3 meses após o gatilho, então o metotrexate não se encaixa, já que estás usando há 1 mês e em baixa dose (sim, 15 mg por semana é considerado dose baixa, embora seja suficiente para tratar a maioria das doenças a que se propõe). Por outro lado, finasterida e minoxidil tratam calvície, que nada tem a ver com eflúvio (queda maior do que o normal)- então não previne e nem trata a queda que estás tendo agora. Minha orientação é: continue seus tratamentos, priorizando o da doença de Behçet, cuide de sua alimentação, saúde mental e retorne ao seu dermatologista se não estiver melhor nos p´roximos meses.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a dose de 15 mg de metotrexato (MTX) por semana pode ser a causa direta dessa queda de cabelo abrupta e da piora na qualidade dos fios que você observou, mesmo com a suplementação de ácido fólico e níveis normais de vitaminas e ferro. O metotrexato é um medicamento que interrompe o ciclo de divisão das células que se multiplicam rapidamente. As células da raiz do cabelo (matriz capilar) estão entre as que mais se dividem no corpo. O fato de você notar a queda de fios curtos (cerca de 1 cm) é um sinal de que o ciclo de crescimento foi interrompido precocemente. O medicamento pode "enfraquecer" o folículo a ponto de ele não conseguir sustentar a fibra capilar, levando a uma queda chamada eflúvio anágeno. O mtx pode causar alterações na haste do cabelo e queda perceptível já nas primeiras semanas de uso devido à sua ação citotóxica direta. O ácido fólico é prescrito justamente para tentar reduzir os efeitos colaterais do mtx (como náuseas e aftas), mas ele nem sempre é suficiente para impedir a queda de cabelo em pacientes mais sensíveis. A dose de 15 mg é considerada uma dose baixa/moderada para doenças reumatológicas como a Doença de Behçet, mas ainda assim é potente o suficiente para afetar o ciclo capilar em pessoas predispostas. Você mencionou que já trata a calvície (AAG) com minoxidil e finasterida. Enquanto o minoxidil e a finasterida tentam prolongar a fase de crescimento (anágena) e engrossar os fios, o metotrexato atua no sentido oposto, "freado" essa divisão celular. A área frontal é geralmente a mais sensível em casos de alopecia androgenética, por isso a piora nessa região costuma ser a primeira a ser notada quando há um estresse adicional ao organismo. A própria atividade da doença (o "surto" de uveíte e as manifestações de pele) consome recursos do organismo e gera um estado inflamatório que pode desencadear a queda de cabelo por si só. No entanto, como você relatou que a queda coincidiu exatamente com o início do MTX, o medicamento é o principal suspeito. De qualquer forma é importante que você não interrompa o Metotrexato!! O controle da uveíte é prioridade absoluta para evitar danos permanentes à sua visão. Converse com o médico sobre esse efeito colateral. Em alguns casos, ele pode ajustar a dose do ácido fólico ou a forma de administração.E procure sua médica tricologista para avisar sobre a nova medicação. Pode ser necessário ajustar o tratamento capilar (como adicionar loções anti-inflamatórias ou lasers de baixa potência) para tentar "blindar" o cabelo durante essa fase de tratamento da Behçet.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá rs boa noite Feliz ano novo a todos! Faço uso de lamivudina e dolutegravir e estou tendo queda de cabelo após três anos de uso! Já fiz exames de todos os tipos pra saber o motivo da queda e estão todos bons!! Tem como reverter essa reação adversa sem fazer a troca do medicamento!? Uso de algum remédio…
- Estou tendo muita queda de cabelo (tenho 19 anos), a suspeita é falta de vitaminas. Repondo com cápsulas de vitaminas que o médico irá passar, o cabelo deixa de ficar ralo e voltar um pouco a ser o que era antes ? Quanto tempo leva?
- Minha vitamina d deu 42 e estou tendo queda de cabelo posso repor com uma vitamina d por três meses!? Também tive um estresse uns 3 a 4 meses atrás isso também contribuiu com a queda!? Bom dia rs
- Tive uma queda de cabelo que me fez perder muito volume. Tentei usar minoxidil, usei por cerca de 20 dias mas me deu caspa e preferi interromper. Além disso, to tomando a vitamina Eximia Fortalize S. Gostaria de saber se existe algum tônico que não tenha minoxidil na composição mas que me ajude a controlar…
- Olá! Estou tomando acertil de 5mg para pressão arterial, porém houve um aumento significativo de quedas do meu cabelo e lábios e boca seca, é normal isso acontecer?
- Uso minoxidil 5% no cabelo + finasterida há 6 meses. Notei boa evolução até o 4° mês(com pouco shedding). Do 4° mês até o 6° notei a volta da queda. E algumas áreas voltaram a ficar claras. Mas não reduzi o uso, continuo usando duas vezes ao dia. O que pode estar causando essa queda tardia mesmo depois…
- É possível que o neosil attack piore a queda de cabelo? Comecei a usar a 20 dias atrás por indicação de uma dermatologista e meu cabelo começou a cair o dobro.
- Olá! Estou tomando carbamazepina 200 mg como estabilizante de humor a cerca de 6 meses, depois de ter problemas com queda de cabelo com o uso do valproato. De uns 4 meses pra cá, reparei que minha dermatite atópica tem piorado muito. Antes eu tinha crises ocasionais, geralmente relacionada a mudanças…
- Boa noite! Tem mais ou menos 1 mês que estou tomando o Cerazzete por conta da enxaqueca e notei muita melhora, por outro lado, meu cabelo está caindo demaaaais, além de ter ficado mais ressecado, é normal? Passa depois de um tempo?
- Olá! Minha dúvida é em relação ao Depakene e a queda de cabelo. Minha mãe fez uso do depakene de 500 mg, de dezembro até final de abril. Porém, por volta do início de abril ela relatou muita queda de cabelo, algo anormal, o que nunca havia acontecido antes. Já foi trocada a medicação, mas minha dúvida…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Queda de cabelo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.