Estou tomando o bup com escitalopram há 3 dias e ontem tive um ataque de pânico. é normal isso? pa

Estou tomando o bup com escitalopram há 3 dias e ontem tive um ataque de pânico. é normal isso? passo o dia agitada, ansiosa.

4 respostas


Bom dia! Essa é uma resposta comum, porém não devemos normalizar efeitos colaterais muito desagradáveis. Ambos os medicamentos podem precipitar ataques de pânico em pessoas que são mais suscetíveis. Há várias alternativas para que esse processo de adaptação seja mais gentil com o seu corpo e mente. Entre em contato com seu psiquiatra para que ele possa lhe ofertar alternativas. Desejo melhoras!!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Um ataque de pânico ou crise de ansiedade pode ocorrer quando se inicia uma medicação, pois o seu organismo ainda está tentando se adaptar a ela. Geralmente quando se inicia é legal usar metade do comprimido na primeira semana para amenizar esses efeitos adversos, mas ainda assim podem ocorrer. Caso persista, comunique seu psiquiatra.


O escitalopram pode aumentar a ansiedade nos primeiros dias. a Bup pode aumenta a ansiedade enquanto estiver sendo tomada. A introdução dos 2 ao mesmo tempo é desaconselhada. Eu valorizo a proximidade com meus pacientes, ser acessível por whatsapp. Assim eles não precisam ir a internet fazer perguntas, podendo me enviar diretamente os questionamentos. Principalmente no início do tratamento, quando há dúvidas sobre a medicação, como a sua. A minha agenda está aberta para novos pacientes.


Nas primeiras semanas de tratamento, tanto o escitalopram quanto a bupropiona podem provocar aumento transitório de ansiedade, agitação, tremores ou alteração do sono em algumas pessoas. Um ataque de pânico após apenas três dias de associação não significa necessariamente que o tratamento esteja inadequado, mas merece acompanhamento, especialmente se a ansiedade estiver intensa durante todo o dia. O psiquiatra pode ajustar dose, horário ou estratégia de adaptação e avaliar transtorno de ansiedade, transtorno do pânico e outros fatores associados.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.