Estou tomando paroxetina, e percebi q eu estou com a pupila dilatada, é normal?
Estou tomando paroxetina, e percebi q eu estou com a pupila dilatada, é normal?
3 respostas
A paroxetina pode levar a dilatação das pupilas, devido a um efeito que se chama "antimuscarínico". Em doses não tóxicas, em pessoas saudáveis, se ocorrer, não costuma trazer nenhuma consequência perigosa. Por outro lado, a pupila se dilata e contrai por vários estímulos diferentes e, muitas vezes, apenas as pessoas ficam mais atentas a quaisquer mudanças (ou supostas mudanças), quando estão em uso de alguma medicação. E esta é uma das perguntas frequentes, mesmo com drogas que não levam a este efeito. Se estiver muito incomodado, consulte um oftalmologista, para checar se a reação de suas pupilas está realmente alterada.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Sim, isso tem uma explicação direta — e é bom que você tenha percebido. A paroxetina, além de ser um inibidor da recaptação de serotonina, tem ação anticolinérgica significativa entre os antidepressivos dessa classe. Efeitos anticolinérgicos incluem: boca seca, constipação, retenção urinária, taquicardia e — exatamente o que você notou — midríase, que é a dilatação das pupilas. Isso é um efeito colateral conhecido e geralmente não preocupante em si. Mas tem um detalhe importante: pupila dilatada de forma persistente em pessoas com predisposição ao glaucoma de ângulo fechado pode aumentar o risco de crise de glaucoma. Se você tiver histórico de glaucoma, pressão intraocular elevada ou qualquer condição ocular, vale consultar um oftalmologista. Na maioria das pessoas sem problema ocular prévio, a midríase pela paroxetina é só um efeito colateral chato, que tende a diminuir com o tempo ou com ajuste de dose. Comente com quem te prescreveu — é uma informação que faz parte do acompanhamento.
Perguntas semelhantes
- Se a pessoa parar de tomar clonazepan de uma vez,isso pode ocasionar em perda de peso?
Meu filho é esquizofrênico, ele tem 15 anos. E ele faz os seguintes uso de medicamentos: 1 cp de hal
A Mirtazapina precisa ser administrada toda noite, só quando houver insônia ou depende do quadro do
Estou tomando sertralina a 22 dias por conta da ansiedade e síndrome do pânico, porém nessa última
Bom dia. Pode se receber diagnóstico de depressão maior e após a menopausa de depressão persistente
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


