estou tomando sertralina a 45 dias para ansiedade, e para tentar parar de tomar rivoltril que já tomo

3 respostas
estou tomando sertralina a 45 dias para ansiedade, e para tentar parar de tomar rivoltril que já tomo a 8 meses, mas parece que a sertralina não faz efeito, continuo tendo ansiedade que só passa se tomar rivoltril, o que fazer¿
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Concordo com o colega.
Acrescento que normalmente iniciamos o uso de sertralina em doses de 25 a 50mg ao dia. Mas conforme a necessidade, a resposta terapêutica e os efeitos colaterais, podemos aumentar gradativamente a dose em algumas semanas até se chegar a máxima dose tolerada pelo paciente (que geralmente está em torno de 200mg ao dia).

Respeitosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Você não mencionou a dose de Sertralina em uso. Idealmente está entre 25mg a 75mg, podendo em alguns casos ser um pouco mais. Sobre tomar rivotril sempre que sentir-se ansiosa, não é uma boa pedida. 45 dias de tratamento ainda é muito pouco tempo. Sugiro iniciar a psicoterapia neste momento também.
Um abraço.
Dr. Carlos Chollet
Psiquiatra
Curitiba
É importante, antes de tudo, estabelecer um diagnóstico preciso. Quando o psiquiatra fala de sintoma de ansiedade, quer dizer um estado emocional desagradável, uma apreensão ou inquietação interna parecida com o que sentimos quando achamos que algo de ruim vai acontecer ou preocupação exagerada com o futuro. Normalmente se reflete em sensações corporais como vazio no estômago, boca seca, aperto no peito, batimentos cardíacos acelerados, etc. Como sintoma, pode fazer parte de um outro transtorno como a Depressão ou o Transtorno Bipolar. Pode ser um transtorno como o Pânico. Este diagnóstico é o que determina o tratamento. Em seu caso, a Sertralina não substitui o Rivotril. Este deve ser retirado lentamente (1/4 a cada 30 dias pelo menos). Se não, a abstinência do Rivotril pode ser confundida com piora da ansiedade e vai parecer que a Sertralina não funciona. Você deve procurar um psiquiatra que faça o diagnóstico (depressão, bipolaridade etc.) para então tratar adequadamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3012 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.