Estou tomando venlafaxina 75mg a um mês. Estava me sentindo muito bem. De uns 3 dias para cá venho s

3 respostas
Estou tomando venlafaxina 75mg a um mês. Estava me sentindo muito bem. De uns 3 dias para cá venho sentindo bastante sintomas de ansiedade. Coração acelerado, tontura, sensação de estar passando mal, tive que voltar a tomar clonazepam. Será q não está fazendo mais efeito a medicação?
Olá! A venlafaxina é uma excelente medicação para o tratamento da ansiedade. Às vezes, o retorno dos sintomas pode indicar que a dose atual já não está promovendo o mesmo efeito terapêutico, sendo necessário um novo ajuste para otimizar o controle dos sintomas ansiosos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode estar acontecendo por diversos motivos. Mas essa crença de que a medicação perde o efeito com o tempo é um grande mito. Pode ser que tenha existido algum outro fator que estressor que aumentou a ansiedade ou realmente seja uma flutuação do quadro. Oriento não suspender a medicação por conta própria e procurar o seu médico para ajustes de dose se necessário, ainda está numa dose muito baixa.
É pouco provável que a venlafaxina “tenha parado de fazer efeito” após apenas um mês, especialmente se você vinha se sentindo bem. O que pode ter acontecido é uma reativação temporária da ansiedade, desencadeada por estresse, mudanças na rotina, sono irregular, consumo de estimulantes ou até flutuações naturais do transtorno. A venlafaxina pode controlar ansiedade e depressão, mas não impede totalmente picos ansiosos, e isso não significa necessariamente falha do tratamento. O uso pontual do clonazepam, quando já prescrito, pode ser indicado nessas situações — sempre com orientação médica.
Não ajuste doses por conta própria. Procure seu psiquiatra se os sintomas persistirem, se intensificarem ou se houver necessidade frequente do clonazepam. Às vezes, é necessário ajuste de dose, ou tempo maior de estabilização ou ainda intervenção psicoterápica.

Em resumo: não parece perda de efeito imediata, mas merece reavaliação clínica para definir a melhor conduta com segurança.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1241 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.