Estou tomando venlafaxina a 25 dias, os efeitos colaterais já estiveram bem piores, sinto que o pior

3 respostas
Estou tomando venlafaxina a 25 dias, os efeitos colaterais já estiveram bem piores, sinto que o pior já passou, mas ainda sinto um pouco de "estranheza", sonolência e um pouco de tontura, com quanto tempo eu deveria me sentir 100% bem? As vezes fico desanimada com a demora que me faz pensar se estou fazendo progresso :(
A venlafaxina costuma levar algumas semanas para estabilizar completamente. Há pacientes que só percebem conforto pleno após 4 a 6 semanas e, em alguns casos, um pouco mais. O fato de os efeitos colaterais terem diminuído já indica progresso.
A “estranheza” residual e a sonolência são sintomas que, com o tempo, tendem a ceder, mas cada organismo tem seu ritmo. O que importa é observar uma linha de melhora, mesmo que lenta.
Caso os sintomas estejam impedindo seu dia a dia ou pareçam estacionados, converse com seu médico. Ajustes finos de dose podem acelerar a estabilização. Desanime não: tratamentos sérios exigem paciência e constância.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos  Ferreira
Psiquiatra
Santa Maria, RS
Vinte cinco dias para obter uma resposta terapêutica com a venlafaxina ainda está abaixo do tempo máximo esperado para alcançar os resultados satisfatórios, que pode levar de 4 a 6 semanas. Outro fator importante é saber se a dose que você está utilizando está a adequada para tratar do seu perfil de sintomas, levando-se em conta a intensidade deles. Outra questão importante é a qualidade do medicamento que você está usando. Mesmo que os genéricos sejam autorizados pelo governo para a comercialização, na nossa prática clínica, observamos diferença na eficácia comparativa entre medicamentos genéricos e os de referência.
Quanto a sensação de "estranheza", tontura e sonolência, podem ser efeitos colaterais do medicamento. Cabe ressaltar que esse medicamento causa " síndrome da retirada", se for interrompido bruscamente ou se as doses diárias forem tomadas fora do horário habitual. Já vi pacientes referirem mal-estar, " estranheza, tontura, sensação de choque no corpo e piora transitória do humor, por atrasarem as doses do medicamento. Quando você fala em " demora", sua perspectiva é diferente da perspectiva médica, porque sabemos que os tratamentos demoram para surtir os efeitos e isso destoa da expectativa dos pacientes por uma melhora rápida.
Algumas pessoas não tem qualquer colateral. Outras tem bastante. Se voce iniciou com a dose de 37,5 mg que é a de adaptação inicial seria esperado que os colaterais ja estivessem toleraveis. Se iniciou com 75 mg talvez sofra mais, mas tambem ja era esperado uma tolerabilidade. Não significa que a medicação não irá servir porém. Alguns colaterais podem durar mais tempo ou não desaparecer.
Se te causa sonolência uma possibilidade é toma-lo a noite ao invés de pela manhã, Principalmente se é uma sonolência que desaparece ao passar do dia. A Sonolência é um colateral atípico, mas que pode vezes é contornado com essa estratégia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.