Estou usando a PEP, regularmente conforme orientação sempre no mesmo horário. No entanto hoje em tor

Estou usando a PEP, regularmente conforme orientação sempre no mesmo horário. No entanto hoje em torno de 40 min após a ingestão dos medicamentos fui ao banheiro e fiz a necessidades de forma significativa, Seria necessário administra-la novamente?

4 respostas


Boa tarde! Se está usando regularmente, não vomitou e a diarreia não se prolongar, não precisa tomar novamente. Se a diarreia persistir ou surgirem outros sintomas, sugiro uma consulta médica para avaliação.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Não. **Não é necessário tomar outra dose da PEP.** Evacuar, mesmo que em grande quantidade, **40 minutos após tomar os medicamentos não interfere de forma significativa na absorção da PEP**. O medicamento não é eliminado pelas fezes dessa forma. A orientação é **manter a próxima dose no horário habitual**, sem repetir ou dobrar a dose. A preocupação seria diferente se tivesse ocorrido **vômito logo após tomar a medicação**, principalmente na primeira hora.


Olá! Não é necessário tomar a dose novamente. Evacuar depois de tomar o comprimido não faz com que o remédio seja eliminado. O comprimido vai para o estômago e é absorvido principalmente no intestino delgado, enquanto as fezes eliminadas naquele momento já estavam formadas no intestino grosso. Ou seja, o que saiu não tem relação com a dose que você acabou de tomar. A situação que costuma exigir repetir a dose é outra: vômito logo após a ingestão (em geral, em até 1 hora), especialmente se for possível ver o comprimido no vômito. Algumas orientações práticas: 1. Mantenha normalmente o horário habitual da próxima dose. 2. Se tiver diarreia persistente por vários dias, avise a equipe que acompanha sua PEP, pois isso pode interferir na absorção e na hidratação. 3. Não interrompa o esquema por conta própria e complete os 28 dias. A regularidade que você descreve, sempre no mesmo horário, é justamente o que garante a eficácia da profilaxia. Fico à disposição para uma consulta caso precise de acompanhamento.


Nao e necessário. O comprimido e absorvido no intestino Delgado antes do bolo fecal ser formado. Em caso de vômitos após 1 a 2 horas da medicação você deve tomar novamente.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.