Estou usando bolsa de colostomia, e meu intestino tem saido muito e muitas vezes tenho que deitar e

Estou usando bolsa de colostomia, e meu intestino tem saido muito e muitas vezes tenho que deitar e me movimentar para que volte pra dentro... É normal?

2 respostas


Olá , provavelmente você está com uma hérnia paracolostomica ( saída em excesso do intestino para fora como você bem relatou) , isso não é o normal , mas pode ocorrer , sendo assim você deve retornar com seu cirurgião para avaliação.

Dr. Fernando Quirino Nogueira Pechy

Dr. Fernando Quirino Nogueira Pechy

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O intestino sair mais pela colostomia pode ser um prolapso do estoma. Isso merece avaliação pelo cirurgião e pela enfermeira estomaterapeuta, principalmente se acontece repetidamente. Não force o intestino para dentro nem manipule sem orientação. Se ficar roxo, escuro, muito inchado ou doloroso, se não voltar como antes, ou se parar de eliminar fezes e gases, procure pronto-socorro. O tratamento depende do exame e de como a bolsa está funcionando.

Dr. Michel Fernandes

Dr. Michel Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.