Estou usando hidroxicloroquina há 1 ano e meio e fiz campimetria visual na qual o diagnostico foi córnea

2 respostas
Estou usando hidroxicloroquina há 1 ano e meio e fiz campimetria visual na qual o diagnostico foi córnea verticilata grau 1 em olho esquerdo. Isso pode ser sinal da doença de fabry ou por causa do uso do medicamento acima descrito?
A córnea verticilata pode ser sinal decorrente do acúmulo de depósitos intra-celulares, decorrentes da deficiência enzimática que causa a doença de Fabry. Ocorre nas formas precoces da doença, podendo ser idenficada em um momento em que ainda não há acometimento mais grave dos órgãos nobres (renal, cardíaco ou do sistema nervoso). Como faz parte do diagnóstico diferencial desta doença sistêmica, uma consulta com seu médico sobre os métodos diagnósticos da doença de Fabry (atividade enzimática ou análise genética) podem ajudá-lo a determinar a causa dessa alteração.

-A Córnea Verticilata é o achado oftalmológico mais comum da doença de Fabry.
-Algumas medicamentos que podem causar também: Cloroquima, Indometacina e Amiodarona. O ideal é procura um geneticista para avaliar qual a verdadeira causa. Espero ter ajudado.