Eu esqueci que tinha tomado Levoid fazia menos de meia hora e tomei café. Tem algum problema?
Eu esqueci que tinha tomado Levoid fazia menos de meia hora e tomei café. Tem algum problema?
3 respostas
Quando a pessoa não respeita o jejum correto, a absorção do remédio fica reduzida. Se isso ocorreu apenas uma vez, não tem problema. Só não pode virar rotina.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Não há necessariamente um problema grave em tomar café após ter tomado Levoid (levotiroxina) há menos de meia hora. No entanto, é recomendado tomar a levotiroxina com o estômago vazio, pelo menos 30 minutos antes de comer qualquer alimento ou tomar outras medicações, para garantir sua absorção adequada. O café pode interferir na absorção da levotiroxina devido à cafeína e outras substâncias presentes, reduzindo assim a eficácia do medicamento. O ideal é esperar pelo menos 30 minutos após tomar a levotiroxina antes de consumir alimentos, bebidas ou medicamentos que possam interferir na absorção. Se essa situação acontecer ocasionalmente, provavelmente não terá um impacto significativo. No entanto, se isso se tornar um hábito, pode afetar o controle do seu hipotireoidismo. Se você tiver dúvidas ou preocupações específicas, é sempre melhor consultar seu médico para obter orientação personalizada.
Não há motivo para preocupação por ter tomado café antes de completar 30 minutos após o Levoid em uma ocasião isolada. O problema é que alimentos e o próprio café podem reduzir ou tornar mais variável a absorção da levotiroxina, por isso geralmente se recomenda tomá-la em jejum, apenas com água, e aguardar cerca de 30 a 60 minutos antes do café da manhã. Não repita a dose para compensar. A partir do dia seguinte, simplesmente retome sua rotina habitual, pois a regularidade na forma de tomar a levotiroxina é importante para manter TSH e T4 livre adequadamente controlados.
Perguntas semelhantes
- Tomei apenas uma unica dose avulsa de tirzepatida 2,5 há 20 dias atras e nao tomei mais. Hoje apos
Estou a 30 dias que a médica aumentou meu puran de 112 p 150 mg. E a umas duas semanas atrás comecei
Uma mulher na menopausa (58a) com enxaqueca crônica migrânea faz reposição hormonal com estrogênio?
Descobri que tenho hipogonadismo aos 21 anos, estou fazendo tratamento a 3 meses, primeiro foi repos
Meu endocrinologista receitou extensior para emagrecimento, nas primeiras 4 semanas indicou 18 cliks
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


