Eu estou tomando o Pondera 10mg a quase 3 meses, juntamente com o alprazolan 0,5 mg 2x ao dia, porém

2 respostas
Eu estou tomando o Pondera 10mg a quase 3 meses, juntamente com o alprazolan 0,5 mg 2x ao dia, porém sinto tontura, dor de barriga e muita náusea. Isso é normal?
Uma das possíveis explicações dos efeitos adversos da Paroxetina a continuarem ao longo do tempo, mesmo em doses baixas, como no seu caso, é a existência de uma alteração em uma enzima chamada CYP-P450 (2D6), que pode funcionar de maneira mais lenta em alguns indivíduos (é uma característica genética), causando mais sensibilidade às medicações que são metabolizadas por esta enzima. Hoje em dia já é possível medir a atividade destas enzimas através de exame chamado genotipagem do Citocromo P450. Mas normalmente só fazemos este exame quando já foram testadas algumas outras medicações e os efeitos colaterais persistem. Converse com seu médico à respeito, pois existem também diversas outras maneiras de contornar estes efeitos adversos. Um abraço! Luiz Henrique Junqueira Dieckmann

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Me pergunto se esses efeitos já nao existiam antes do inicio do pondera e ao contrario de serem efeitos colaterais, sejam os proprios sintomas que fizeram seu medico prescrever paroxetina e alprazolam, visto que tais sintomas sao classicos nos transtornos de ansiedade.
Reforca ainda mais minha hipotese o fato de 10 mg ser subdose, ou seja, REMISSAO do quadro com essa dose é q não seria o NORMAL.
Todos os dias atendo um pcte q atribui seus sintomas às medicacoes e quando faço uma simples pergunta/observacao,a nebulosa questão se desfaz.
Simplesmente comento: mas Sr Fulano, esses tais efeitos colaterais q o Sr me relata já estavam presentes antes mesmo de iniciarmos o tratamento, não se recorda?!? Será o remédio a causa ou a própria doença que ainda está se manifestando, por n estar adequadamente tratada?
Talvez n seja o caso de retirar a medicacao e sim de aumenta-la.
Converse sobre isso com o SEU médico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1306 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.