Eu estou tomando o Pondera 10mg a quase 3 meses, juntamente com o alprazolan 0,5 mg 2x ao dia, porém

2 respostas
Eu estou tomando o Pondera 10mg a quase 3 meses, juntamente com o alprazolan 0,5 mg 2x ao dia, porém sinto tontura, dor de barriga e muita náusea. Isso é normal?
Uma das possíveis explicações dos efeitos adversos da Paroxetina a continuarem ao longo do tempo, mesmo em doses baixas, como no seu caso, é a existência de uma alteração em uma enzima chamada CYP-P450 (2D6), que pode funcionar de maneira mais lenta em alguns indivíduos (é uma característica genética), causando mais sensibilidade às medicações que são metabolizadas por esta enzima. Hoje em dia já é possível medir a atividade destas enzimas através de exame chamado genotipagem do Citocromo P450. Mas normalmente só fazemos este exame quando já foram testadas algumas outras medicações e os efeitos colaterais persistem. Converse com seu médico à respeito, pois existem também diversas outras maneiras de contornar estes efeitos adversos. Um abraço! Luiz Henrique Junqueira Dieckmann

Me pergunto se esses efeitos já nao existiam antes do inicio do pondera e ao contrario de serem efeitos colaterais, sejam os proprios sintomas que fizeram seu medico prescrever paroxetina e alprazolam, visto que tais sintomas sao classicos nos transtornos de ansiedade.
Reforca ainda mais minha hipotese o fato de 10 mg ser subdose, ou seja, REMISSAO do quadro com essa dose é q não seria o NORMAL.
Todos os dias atendo um pcte q atribui seus sintomas às medicacoes e quando faço uma simples pergunta/observacao,a nebulosa questão se desfaz.
Simplesmente comento: mas Sr Fulano, esses tais efeitos colaterais q o Sr me relata já estavam presentes antes mesmo de iniciarmos o tratamento, não se recorda?!? Será o remédio a causa ou a própria doença que ainda está se manifestando, por n estar adequadamente tratada?
Talvez n seja o caso de retirar a medicacao e sim de aumenta-la.
Converse sobre isso com o SEU médico.