Eu gosto muito de dormir, durmo com facilidade a qualquer momento do dia. Vi que isso pode ser fuga

14 respostas
Eu gosto muito de dormir, durmo com facilidade a qualquer momento do dia.
Vi que isso pode ser fuga da realidade.
Como resolvo isso?
Oi!
Ser uma fuga da realidade faz sentido no seu caso? Pois primeiro precisamos entender o sentido para você do dormir.
É algo que te atrapalha? Te gera prejuizos?
Caso sim, busque observar os pensamentos e sentimentos que acontecem antes de você optar por dormir em determinados momentos, isso pode te ajudar a entender mais sobre essa tendência de dormir.

Ah, é importante você investigar influencias fisiológicas quanto a quantidade de sono. Questões como faltas de vitaminas, alterações hormonais, etc, podem estar relacionadas.

Espero ter ajudado você!

Olá, é difícil apenas com o relato desse sintoma afirmar que isso se trata da uma fuga de fato, temos que levar em consideração fatos biológicos, anda tudo bem com sua saúde física? O ideal seria buscar por um médico para poder observar o fator biológico, caso esteja tudo ok é interessante agendar um atendimento com um profissional psicólogo que possa avaliar seus sintomas e te levar a identificação do que vem acontecendo com você, para poder desenvolver um trabalho de manejo e auxilio na diminuição dos sintomas e chegar a resolução da causa do mesmo! Espero ter ajudado e me coloco a disposição no que necessário.
Dormir bem, gostar de dormir ou ter facilidade para, não é um problema em si, principalmente se isso não estiver associado com algum prejuízo na sua dinâmica de vida. De toda forma, como essa é uma questão que está sendo destacada por você como um possível problema, seria interessante procurar algum especialista sobre o sono e passar por alguns exames clínicos para identificar se, de fato, há algum distúrbio orgânico que te faça dormir desproporcionalmente (se é que isso acontece).

Sobre a percepção de que você possa estar "fugindo da realidade", me vem algumas questões: como está sua realidade hoje? Tem mais questões que você avalie como sendo importantes de se pensar? Se sim, uma analise ou terapia poderá acolher e problematizar com você essa e outras questões.
Oii, tudo bem?
Bom, é difícil, com base nesse pequeno relato, dizer que esse excesso de sono é referente a um processo de fuga. É importante que você observe sua saúde no âmbito clínico também. Precisamos descartar a possibilidade de uma falta de vitaminas no corpo, por exemplo. Feito isso e eliminadas as hipóteses no campo da medicina, podemos analisar o caso mais afundo, e para isso o acompanhamento de um psicólogo é de grande valia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá, olha, dormir o tempo todo pode sim indicar algum tipo de dificuldade em viver a realidade, porém o ideal seria você buscar um espaço terapêutico para elaborar suas questões de forma mais sensível e profunda. Espero ter acendido em você o desejo de buscar uma terapia. abs!
Olá, boa tarde!
Tudo bem?!

Bom, dormir é uma função normal do nosso corpo, e tudo bem gostar de dormir ou dormir com facilidade.
Quando nós vemos essas informações sobre algo poder ser um problema, temos que lembrar que se torna um problema dentro de um contexto problemático. Não necessariamente quer dizer mesmo que seja um problema.
O importante é pensar nesses momentos "como eu me sinto nos últimos dias?" e tentar entender se eu estou bem e é só algo normal do meu corpo (dormir é bom demais kk) ou se eu não ando muito bem e pode ter alguma ligação.
E o ideal em caso de dúvidas é sempre buscar ajuda profissional.
Se tiver mais dúvidas, conte comigo! =)
Sentir sono excessivo ou um desejo constante de dormir pode ser indicativo de várias coisas, incluindo condições físicas como hipotireoidismo, apneia do sono, anemia, entre outros, ou condições emocionais/psicológicas como depressão, estresse ou ansiedade.

Se você está dormindo excessivamente e isso está afetando sua vida cotidiana, é importante buscar aconselhamento médico para descartar qualquer possível problema de saúde física. Se essas condições forem descartadas, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudar a determinar se há uma causa emocional ou psicológica para seu sono excessivo e trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com isso.

Também é importante lembrar de cuidar de sua saúde geral, incluindo manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e praticar bons hábitos de sono. Todos esses fatores podem influenciar na quantidade de sono que você precisa e como você se sente durante o dia.

Finalmente, se você sente que está usando o sono como uma forma de escapar de seus problemas ou sentimentos, isso é algo que você deve abordar com um profissional de saúde mental. Eles podem lhe fornecer ferramentas e estratégias para lidar com esses problemas de uma forma mais saudável.
Olá! Por mais que pareça contraditório, algumas vezes, o excesso de informação pode nos prejudicar ou confundir. Isso porque, repetidamente, possuímos certa tendência a encaixar determinados comportamentos em estigmas. Como uma espécie de causalidade - como se fossem causa e consequência. Em contrapartida, ao contrário da aposta inicial, não é infrequente que, na verdade, descubramos ser apenas informações correlatas. Desse modo, é sempre bom avaliar cada caso, na sua subjetividade. Entender a importância do sono na sua vida, o impacto da sua facilidade ao dormir e também o porquê da associação disso com a fuga da realidade na sua história, olhando um pouquinho mais profundamente para a razão dessa sugestão ter feito sentido para você. Talvez, diante desse contexto, a terapia possa auxiliar no encontro de algumas respostas. Caso seja preciso, então, peça ajuda profissional!
Olá! Sem entender o seu contexto fica complicado substanciar uma resposta consistente, porém a partir do que acredito enquanto prática psicológica a primeira questão a ser indagada é se faz sentido para você essa afirmativa de que está fugindo de algo ou alguém ao dormir. Ninguém melhor do que você para conhecer seus medos, fraquezas, potencias, forças e se de fato estiver utilizando do sono como artifício para fugir de algo, você terá sinais de que algo está acontecendo e que é necessário pedir ajuda.
Observe seu corpo, suas emoções e dedique tempo para atividades que te proporcione prazer e bem estar.
Caso necessário, busque a ajuda de um Psicólogo para te apoiar nessa demanda.
Fico à disposição.
Abraços.
Oiiii, espero que você esteja bem.

Pelo que eu compreendi você leu em algum local sobre isso, seria isso ? Tinha embasamento cientifico? Você se identificou? Importante a gente pensar como isso que você viu te tocou. Vale a pena a reflexão sobre isso.

Acredito ser importante te dizer que, não há nenhuma regra que diz que, o ato de "dormir" pode ser uma "fuga" da realidade.
Há situações em que as pessoas podem buscar "dormir" como uma forma de "fugir". Isso depende de como a pessoa está associando o ato de "fugir" e de "dormir". E claro, o que seria "fugir" e "dormir" não é mesmo?
E qual realidade está sendo levado em consideração?
Pode-se obter várias simbologias dessas palavras.
Cada caso é um caso. Assim como a forma como você está associando essas palavras é muito única e particular para o seu funcionamento.

Sugiro o acompanhamento psicológico para compreender melhor sobre a sua relação com o sono, a sua relação com as realidades e também com as possíveis fugas.

Recomendo do acompanhamento médico para analisar como está o seu o organismo e como o mesmo pode estar ligado ao seu sono.

Espero ter ajudado em algo, estimo que fique bem.
Olá!

Imagino que esteja preocupado(a) com isso, embora a informação que você acessou ainda pareça um pouco descontextualizada. Lembre-se que o mecanismo de "fuga" da realidade pode se apresentar de diversas outras maneiras que não apenas através de períodos prolongados de sono. Antes de levantar qualquer suspeita, é imprescindível que sejam verificados todos os fatores envolvidos. Um bom processo terapêutico poderá te ajudar a desvendar essa causa com mais clareza e lhe permitirá administrar melhor seu sono e entender a importância que o mesmo apresenta para a manutenção da vida. Afinal, dormir (quando em proporções recomendadas) é essencial para a regulação da sua funcionalidade e ajuda a evitar que você sofra comprometimentos com relação à sua saúde e integridade. Olhando por essa ótica, não podemos (talvez, nem deveríamos) querer contrariar uma lógica que está, simplesmente, implícita à natureza humana.

Vale se questionar: se está supostamente "fugindo" de algo, então, o quê na sua vida poderia estar lhe angustiando tanto assim, a ponto de acreditar que já não dispõe mais de recursos para conseguir suportar?

Por fim, considere, também, a possibilidade de se consultar com um(a) endocrinologista. Não podemos dispensar a possibilidade de se tratar de um sintoma que esteja refletindo algum tipo de insuficiência relacionada ao funcionamento de seu organismo físico.

Estou à disposição para explorarmos isso com mais aprofundamento, juntos!
Um abraço. Espero que fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá, boa noite. É fundamental investigar a causa do seu sono prolongado, seja ela de natureza fisiológica ou emocional. Recomendo que você consulte um médico para realizar exames e obter um melhor entendimento da situação. Caso a causa seja emocional, o tratamento terapêutico pode ser um caminho para compreender aquilo que você está evitando ou fugindo, permitindo que você trabalhe e lide com essas questões de forma a atribuir-lhes um novo significado em sua vida. Isso pode resultar em uma melhoria significativa na qualidade de vida e em uma maior consciência de si mesmo.
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
Concordo com os colegas, e recomendo a busca por ajuda profissional psicologica

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Importante você buscar compreender o que está significando o seu sono. Pode ter alguma relação com questões desafiadoras pra você. A partir de uma análise pessoal, você se aproxima dos seus conteúdos e pode identificar as correlações entre este sintoma e a sua história.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!