Eu nao tenho certeza se é algo q devo me preocupar ou se é normal Mas hoje enquanto eu estava jogan

15 respostas
Eu nao tenho certeza se é algo q devo me preocupar ou se é normal
Mas hoje enquanto eu estava jogando um jogo competitivo online e tava fazendo tudo bem rapido, senti uma palpitaçao mais forte e " estranha " e minhas maos e o jogo pareciam mais lento. Isso é so o " estado de flow "?
Preocupe-se se aumentar a frequência e a intensidade juntamente com o prejuízo que pode te ocasionar, caso seja um episodio específico e não ocorreu mais, fique tranquilo pois pode ser o seu corpo te dando energia para ser mais rápido.
De qualquer forma marque uma consulta com psicólogo e também com cardiologista para deixa-lo mais tranquilo.

olá , estado de flow é quando atingimos um estado emocional, um efeito positivo, com sua concentração ativa, aumentando a sensação de prazer. um exemplo quando vc se concentra tanto em algo que esta fazendo que nem percebe o tempo passar.
quando esta tão imerso no que esta fazendo que nem percebe o tempo passar, ignora qualquer distração .
Olá. Penso que é importante entender quais foram os efeitos dessa situação em você para poder avaliar se deve se preocupar ou não. Uma sessão com psicólogo pode te ajudar a ter mais clareza. Abraço.
Olá, estou de acordo em ter cautela para responder a esta pergunta, pois podem estar em "jogo" (com perdão do trocadilho) outras variáveis: sejam emocionais, fisiológicas, comportamentais que devem ser investigadas. para a compreensão desta percepção que você teve. Procure um (a) psicólogo (a) e também um médico (sim, um cardiologista) para esta investigação. Cuide-se!
Olá. O estado de flow faz com que haja uma sensação de completo bem-estar e foco. O que você descreve me parece mais um sintoma de exaustão, diante disso, considero importante avaliar caso episódios como esse aconteçam novamente, para isso será necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento que possibilite olhar como tem estado a sua relação com os jogos e como tem interferido na sua rotina e vida de forma geral. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
É interessante que você tenha percebido essa experiência enquanto jogava. O que descreve parece estar relacionado ao que chamamos de "estado de flow" ou fluxo. O estado de flow ocorre quando uma pessoa está completamente imersa em uma atividade, perdendo a noção do tempo e do espaço. Durante esse estado, as habilidades e desafios estão em equilíbrio, gerando uma sensação de fluidez e satisfação.

A adrenalina pode desempenhar um papel nessa experiência. Quando você está envolvido em uma atividade desafiadora e competitiva, como um jogo online, o corpo pode liberar adrenalina em resposta ao estresse positivo. Isso pode aumentar a frequência cardíaca, dilatar as pupilas e, em alguns casos, causar sensações como palpitações.

Portanto, a experiência que você descreve pode ser uma combinação do estado de flow e da resposta fisiológica associada à liberação de adrenalina. Em geral, o estado de flow é considerado positivo, pois está relacionado à concentração, desempenho aprimorado e satisfação pessoal. No entanto, se você começar a sentir desconforto significativo ou se essas sensações se tornarem frequentes e preocupantes, seria aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação mais aprofundada.

Se quiser conversar mais sobre o assunto me chama no chat (também sou gamer, sei bem como se sente)
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
É compreensível que você esteja buscando compreender essa experiência. O "estado de flow" é caracterizado por uma profunda imersão e concentração, muitas vezes associado a habilidades e desafios equilibrados. No entanto, é importante distinguir entre o "flow" e sensações físicas intensas, como palpitações. Essas sensações podem estar relacionadas a diferentes fatores, como ansiedade ou excitação. Explorar essas experiências em detalhes durante nossas sessões pode proporcionar reflexões sobre como elas se manifestam para você e como podemos abordá-las da melhor maneira.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
O estado de fluxo, também conhecido como "flow", é um termo cunhado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi para descrever um estado mental em que uma pessoa está totalmente imersa em uma atividade, sentindo-se completamente absorvida e focada nela.

Sabe quando você está tão envolvido em algo que o mundo ao seu redor simplesmente desaparece e você fica completamente imerso naquilo? Isso é o estado de fluxo! É como quando você está jogando um jogo ou fazendo alguma atividade que te deixa tão concentrado que perde a noção do tempo e das preocupações. É uma sensação incrível de estar totalmente presente e focado, como se nada mais importasse naquele momento além daquilo que você está fazendo. É como se você estivesse em sintonia perfeita com a atividade, sentindo-se desafiado, mas ao mesmo tempo confiante e no controle. É uma experiência super gratificante e produtiva, e quando você está nesse estado, parece que tudo flui de forma natural e sem esforço.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
O estado de "flow", que é um estado mental em que uma pessoa está 100% focada em uma atividade, sentindo-se energizada e envolvida.

A sensação de palpitação mais forte pode ser uma resposta fisiológica ao estado de excitação e intensidade da atividade que você estava realizando. As mãos parecendo mais lentas podem ser parte dessa experiência, onde sua percepção do tempo pode parecer distorcida devido à concentração intensa na tarefa em questão.

É importante observar que o estado de flow é uma experiência positiva e geralmente saudável, mas é importante manter um equilíbrio e estar atento aos limites do corpo e da mente. Se você estiver experimentando desconforto físico ou emocional significativo durante ou após esses momentos, pode ser útil dar uma pausa e verificar como você está se sentindo. Se os sintomas persistirem ou causarem preocupação, pode ser útil discuti-los com um profissional de saúde para descartar quaisquer problemas subjacentes.
Espero te ajudado
Abraços

Pode ser uma experiência de "estado de flow", onde você está tão imerso e focado na atividade que o tempo parece passar de maneira diferente, e você se sente mais conectado e eficiente no que está fazendo. Contudo, a sensação de palpitação forte e estranha merece atenção. Embora possa ser uma reação física momentânea ao estresse ou excitação do jogo, se essas sensações forem frequentes ou acompanhadas de outros sintomas, seria prudente consultar um médico para descartar quaisquer condições de saúde subjacentes. Monitorar como você se sente durante diferentes atividades e em momentos de descanso pode ajudar a determinar se é algo específico do contexto ou se há algo mais que precisa ser avaliado profissionalmente.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! Perceba que o estado de flow é uma profunda imersão e concentração, muitas vezes associado a habilidades e desafios, porém de forma positiva. Perceba que estava jogando e geralmente o jogo faz a pessoa concentrar e muitas vezes dependendo do jogo pode excitar muito. Se isso te incomodou e se a preocupação se deu por causa das palpitações deve procurar um bom profissional para averiguar com mais detalhes o acontecimento relatado. Observe que as palpitações podem ter ocorrido por causa de uma ansiedade do resultado final do jogo ou a própria excitação causada pelo medo do resultado ou preocupação do resultado final deste. Aconselho procurar um psicólogo para possíveis averiguações. Fique bem.
Olá
Acrescento que alguns jogos on-line ofereçam as características que podem levar ao estado flow: desafios proporcionais à habilidade do jogador; metas claras; feedbacks imediatos que propiciam ambiente de envolvimento. Mas acho importante ressaltar que o efeito de satisfação e concentração variam de pessoa a pessoa, nem todos, numa situação semelhante chegam a tal ponto por não ser uma condição externa que define a ocorrência de tal estado.
Deixo uma questão: Será que tal situação se repete em outras áreas da sua vida ? E de que forma tal situação do jogo contribui positiva ou negativamente em outros engajamentos das suas atividades?
Olá! O estado de flow, que traduzido do inglês significa fluir, pode ser compreendido como um estado mental onde ficamos completamente envolvidos e imersos em uma determinada atividade, perdendo inclusive a noção de espaço e de tempo. Contudo, costuma estar associado às sensações positivas, de aumento de prazer, de foco e/ou de energia. Já as percepções que descreve, parecem estar mais ligadas a fisiologia de movimentos rápidos e repetitivos ou a alguma possível ansiedade que a própria competição possa vir a causar. Caso acredite que esses sintomas não foram únicos, que se reproduzem com frequência ou que lhe causam prejuízo, talvez seja indicado buscar por um profissional especializado, para conversar mais profundamente sobre isso. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá! Quando estamos envolvidos em atividades agitadas como esportes ou atividades competitivas, é normal termos alterações fisiológicas. Você deve se preocupar se esses sintomas começarem a aparecer fora de contexto, como por exemplo ter palpitações em momentos de relaxamento, se começarem a trazer prejuízos em sua vida, como dificuldade ou incapacidade para fazer alguma atividade importante, e se isso acontece de forma muito frequente. Resumindo: deve-se observar os prejuízos e sofrimento diários, intensidade e frequência. Sintoma traz prejuízo e sofrimento, aparece de forma intensa e recorrente, requer atenção, deve-se buscar orientação profissional. Se aparece de forma esporádica e momentânea, não traz prejuízo ou sofrimento acentuado e está dentro de um contexto, é normal e talvez ter esses sintomas façam parte do contexto ao qual se está vivenciando.
Acrescendo em sua pergunta: o que poderia representar além do "estado de flow"? Questionar-se pode lhe levar a novas descobertas.
Para mais esclarecimentos, estarei à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!