Eu queria saber até que ponto é normal falar sozinho e quando passa ser uma doença psicológica?

14 respostas
Eu queria saber até que ponto é normal falar sozinho e quando passa ser uma doença psicológica?
Se a voz que você ouve na sua cabeça é a sua não existe motivos para grandes preocupações, mas é importante avaliar o quanto que essas ''conversas'' podem ser um indício de ansiedade, por exemplo, por isso, indico que busque um psicólogo/analista para que possa avaliar a questão trazida.

Ola, creio que o que deve avaliar é a intensidade desse comportamento, a duração e frequencia bem como o grau de prejuizo que este comportamento possa estar causando a você (isso percebido por vc ou por pessoas proximas). Falar sozinho,apenas, não caracteriza nenhum transtorno psicológico, mas se te causa incomodo seria interessante buscar uma terapia. A disposição.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 1
Falar com a gente mesmo não é sinal de loucura ou doença psicológica. Podemos ser ouvintes de nós mesmos como uma forma de nós ajudar a pensar, organizar ideias, estruturar e planejar ações, além de avaliar acontecimentos. Isso porque, quando explicamos algo para alguém, entendemos melhor o que estamos pensando. No caso de falarmos com a gente mesmo, esse alguém que escuta e o falante são a mesma pessoa. Um bom exemplo disso são as técnicas de estudo que envolvem ler em voz alta ou explicar a matéria para si mesmo.
Contudo, se a pessoa que fala tem a sensação de ouvir vozes, de ver pessoas, animais ou objetivos que os outros não estão vendo, faz-se necessária uma avaliação psiquiátrico e psicológica. Para tato, é indicada a procura por um profissional da Psicologia e da Psiquiatria.
Olá! É comum falar sozinha ou, como o famoso provérbio: "falar para com os seus botões", por apontar para uma reflexão, um pensamento ou até mesmo uma tomada de decisão interna. Entretanto, se você vem percebendo que esse comportamento tem apresentado algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, com impacto significativo em sua vida, principalmente no meio social, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional, sendo a Psicoterapia um importante recurso. Espero ter contribuído de alguma forma.
Falar sozinho ocasionalmente é normal e pode ser útil para organizar pensamentos. Não é uma doença psicológica. Preocupações surgem quando se torna frequente, disruptivo, ou acompanhado de alucinações, delírios, ou interferência na vida diária, o que pode indicar distúrbios psicológicos como esquizofrenia ou transtorno obsessivo-compulsivo. Nesses casos, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental.
Olá! É um pouco difícil responder sua pergunta de forma precisa, pois seria importante compreender melhor o contexto. Mas, via de regra, falar sozinho pode ser algo normal, uma forma que você aprendeu de organização de pensamentos/emoções, de autocontrole. Todos nós conversamos conosco, seja em vós alta ou em silêncio. Eu diria que é fundamental avaliar se essa fala é confortável ou não, e de que temáticas se trata. Caso esteja predudicando sua rotina, seu convívio social ou gerando algum tipo de perturbação, é indicado que procure ajuda psicológica. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá! Falar consigo mesmo é super normal e faz bem para nós mesmos. Entretanto se você tem se incomodado com a velocidade que os pensamentos estão chegando, a quantidade e sobre o que são esses pensamentos talvez seja a hora de agendar uma consulta psicológica para identificar se isso é pensamento acelerado causado pela ansiedade. Estou a disposição.
Interessante pergunta!
Devo lhe dizer que só o pelo fato de você questionar sobre a possibilidade de estar falando sozinho tem haver com algum adoecimento psíquico já aponta para um não adoecimento. Pois todo aquele que questiona sua conduta para o outro deseja ouvir o outro e falar também.
Contudo, parece que esta não é apenas uma questão pontual.
O que está havendo?
Aguardo seu contato!
Olá, como está? Falar sozinho não é indício de transtorno psicológico a priori. Como alguns colegas já comentaram acima, falar sozinho pode ajudar a organizar os pensamento ou mesmo pode ter uma outra função importante para você. Apenas conversando com a pessoa para entender, junto com ela, o que o "falar sozinho" significa e, assim, entender se vale um psicodiagnóstico mais direcionado. Fico feliz que veio perguntar antes de achar que tem, necessariamente, algo de errado, pois isso não é verdade. Procure ajuda caso queria pensar mais sobre isso ou ache necessário.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Falar sozinho muitas vezes é uma forma de expressar algo consigo mesmo, a priori não existe nenhuma problemática acerca disso, todavia, caso seja algo que te atrapalhe a ponto de deixar de se comunicar com outras pessoas para além de si mesmo, pode acabar sendo uma porta de entrada para algumas dificuldades no futuro. Caso sinta que é necessário, não hesite em buscar ajuda.
Olá. Falar sozinho é um comportamento que pode ser considerado normal em muitas situações e, na verdade, é uma experiência bastante comum que nos leva a refletir melhor e elaborar questões. No entanto, a linha que separa o comportamento normal de falar sozinho de um transtorno psicológico varia dependendo de diversos fatores como a frequência, o contexto e a motivação por trás desse comportamento. Procure um profissional da saúde para que você possa colocar suas dúvidas e esclarecer essas questões conflitantes. Sempre à disposição.
Bom dia
Pensar em voz alta, não é nada patológico. Se torna, quando existe uma segunda pessoa sem a presença dela
Olá, tudo bem?
Falar sozinho como alguns colegas já mencionaram não tem nada de patológico, mas você de ficar atento se estiver ouvindo vozes e buscar ajuda de um profissional de saúde mental.
@tiagobrito_psi
É importante observar que todos nós temos "conversas" com nós mesmos e isso é até importante em certo nível.
Perceba o quanto de prejuízo isso causa na sua vida ou nas suas relações, se isso te trava em tomar decisões e afeta a sua insegurança quanto aos desafios

Busque iniciar sua Psicoterapia para investigar mais a fundo e traçar estratégias junto com o profissional para lidar com estes episódios.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!