Eu tenho transtorno esquizoafetivo. Nesse transtorno eu nao sinto mais os sentimentos positivos: amor,

4 respostas
Eu tenho transtorno esquizoafetivo. Nesse transtorno eu nao sinto mais os sentimentos positivos: amor, alegria, paixão, gratidão, ternura, somente sinto os negativos. Isso faz parte dos sintomas negativos da esquizofrenia?
Não ter sentimentos positivos ou tê-los reduzidos ocorre em vários transtornos, tais como a esquizofrenia (e, portanto, o transtorno esquizo-afetivo), o transtornos de personalidade antissocial, e o esquizoide,. Pode ocorrer também em depressões graves (neste caso, geralmente se associa a uma sensação de tristeza, desânimo e profundo sofrimento).

Quando se fala em esquizofrenia, a incapacidade de ter emoções e sentimentos (ou a redução desta capacidade) constitui, sim, parte dos sintomas negativos. Pode ocorrer que a pessoa com esquizofrenia não consiga ter também emoções negativas acentuadas, o que se denomina "achatamento" ou "embotamento" afetivo. O transtorno esquizo-afetivo pode apresentar-se com componentes mais ou menos intensos de esquizofrenia e, assim, há aqueles que não vão apresentar embotamento afetivo e aqueles que vão.

Este embotamento pode melhorar com o tempo, se não houver recaídas e alguns antipsicóticos mais modernos parecem ser mais eficientes, neste sentido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Walter Sena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Prezado(a),
Quando nos referimos a sintomas positivos, não estamos falando de emoções positivas, como amor, alegria, ternura e afins. Estamos falando de alucinações e delírios.
Este é um dos principais problemas dos diagnósticos feitos pela internet: os pacientes ficam confusos e acabam confundindo seus médicos.
Ou seja, você, provavelmente sente sintomas positivos sim, e possivelmente não sente os sintomas negativos.
O diagnóstico de esquizoafetivo é controverso na psiquiatria moderna.
Procure ajuda de bons profissionais e leia com cautela as informações encontradas na internet.
E fique bem!
Grade abraço.
Geralmente quem tem o seu transtorno faz uso de antipsicóticos. Alguns destes causam o chamado “embotamento afetivo”. traduzindo, é um efeito colateral que diminue a sensação das emoções. Pode ser também a fase depressiva da doença. Recomendo que procure seu psiquiatra e relate este sintoma pra este, que fará o diagnóstico diferencial e melhorará sua qualidade de vida.
Dr. Demétrius de Luna Lopes Benevides
Psiquiatra, Médico perito
São João del Rei
São transtornos diferentes, com divergências de classificação na CID e DSM-5.
As características do transtorno esquizoafetivo é o indivíduo ter círculos restrito de amizades, comportamento estranhos, interesse por atividades socialmente bizarras (ufologia, por exemplo) e faixa de afeto restrita. Pode ocorrer breves períodos de alteração da sensopercepçãp (alucinação), do pensamento (delírios) e da linguagem.
Quando refere-se a sintomas positivos em transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, é em relação a delírios e alucinações, pois segundos autores clássicos, ainda bebendo da fonte da Neurologia, sintomas positivos seriam excesso de atividades vitais, enquantos os sintomas negativos (alogia, avolição e embotamento afetivo) represebtariam a escassez de atividades vitais.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.