Eu tomava sertralina parei faz 15 dias, posso trocar pelo fluoxetina irá me fazer mal ?

20 respostas
Eu tomava sertralina parei faz 15 dias, posso trocar pelo fluoxetina irá me fazer mal ?
Olá! É importante lembrar que a mudança ou interrupção de qualquer medicação, especialmente psicofármacos como a sertralina ou a fluoxetina, deve ser feita somente sob a orientação de um médico, preferencialmente um psiquiatra. Mudanças sem acompanhamento podem causar sintomas de descontinuação ou outros efeitos indesejados. Procure seu médico para discutir essa troca e garantir que seja feita da melhor forma para o seu bem-estar!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Virgilio Luiz Andrade De Faria Alvim
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa tarde, convém vc procurar um médico especialista. Não indico a alto medicação.
 Vanessa Roberta dos Santos
Psicólogo
São José dos Campos
Essa é uma dúvida muito comum, mas apenas um médico pode orientar de forma segura sobre a troca de medicações. Cada organismo responde de forma diferente, e a substituição ou interrupção de antidepressivos deve ser feita com acompanhamento profissional para evitar efeitos colaterais ou outros riscos. Recomendo que você entre em contato com o médico que prescreveu o tratamento para discutir essa possibilidade e avaliar o que é melhor para você.
Consulte o seu médico para avaliar esta mudança: a troca de medicamentos não é, de forma alguma, recomendada sem a devida orientação profissional.
 Rosane Silva
Psicólogo
Salvador
Precisa ir ao Psiquiatra para que haja a prescrição e o desmame.
Dra. Anna Paula Pistore
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Boa tarde, a orientação que posso fazer diante de seu questionamento é que qualquer interrupção ou troca de medicamento deve ser feita com o acompanhamento médico. Então seria viável marcar uma nova ida ao médico e relatar tudo o que está passando e juntos definirem o melhor percurso a ser tomado, para evitar algum tipo de desconforto.
Além disso, também é importante o trabalho de psicoterapia para compreender melhor os motivos que o assombram.
No mais, espero ter ajudado.
Abcos
Anna
 Indayá Jardim de Almeida
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! É importante buscar um psiquiatra para te orientar sobre a melhor escolha de medicamentos para o seu caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Dúvidas sobre medicações psicofarmacológicas devem ser feitas ao médico psiquiatra responsável pelo tratamento, haja vista estar ciente da realidade clínica da prescrição.
Recomendo que você converse com seu médico psiquiatra, ele poderá fazer orientação conforme o seu caso.
 Débora Araújo Godoi
Psicólogo
São Paulo
Olá espero que esteja bem.
Importante nunca suspender medicação por conta própria pois pode ocorrer o efeito rebote.
Oriento a retornar no psiquiatra que receitou a medicação e relatar a suspensão da medicação e o motivo que achou melhor parar (exemplo:comecei a passar mal por conta dos efeitos colateriais).
O psiquiatra vai avaliar o seu quadro e indicar o melhor remédio para o seu quadro clínico.
Porém, é importante ter um psicólogo para entender a causa raiz afim de reduzir os sintomas ansiosos/depressivos.
Espero ter ajudado.
Voce precisa conversar com o psiquiatra que te acompanha com a medicação
 Yasmin Freaza
Psicólogo
São Paulo
Olá! É importante saber o que te levou a parar com a sertralina e pensar em trocar para fluoxetina como sendo uma melhor escolha. Cada psicofármaco tem uma ação específica de acordo com o quadro psicopatologico e sintomatológico da pessoa em tratamento. O mais indicado é estar em acompanhamento médico e psicológico. Me coloco a disposição @psiyasminfreaza
Olá, como vai?
Sugiro que você busque médica especializada em psiquiatria para fazer essa troca medicamentosa. O tratamento com medicamentos psicotrópicos é sério e demanda atenção e acompanhamento profissional adequado.
Dra. Luciana Sarmento De Oliveira
Psicólogo
Rio de Janeiro
vc tem que falar com seu medico para fazer a troca gradual.
É importante lembrar que mudanças nos medicamentos psiquiátricos devem sempre ser orientadas por um médico, pois ele pode avaliar suas necessidades de forma mais precisa. Embora a sertralina e a fluoxetina pertençam à mesma classe de medicamentos (os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, ou ISRS), cada pessoa reage de maneira única. Algumas pessoas podem se adaptar bem à fluoxetina, enquanto outras podem ter efeitos colaterais. O melhor é conversar com o seu psiquiatra para discutir se a troca é apropriada para o seu caso e como fazer isso de maneira segura.
Olá, não se troca medicação sem a avaliação medica. Você pode estar prejudicando órgãos internos com sobrecarga. O autodiagnóstico pode ser prejudicial fisiologicamente e psiquicamente. Informe em consulta de retorno com o psiquiatra.
 Sara Pinto Carneiro
Psicólogo, Psicanalista
Piracicaba
Olá,
Eu te oriento a retornar no seu médico ou a outro para entender auxiliar nessa mudança medicamentosa. Lembre-se que para o medicamento fazer efeito é necessário entender a melhor dosagem para seu caso. Além disso, cada remédio tem seu efeito colateral que deve ser avaliado e acompanhado por um profissional.
Abs
Todo uso de medicação deve ser feito o desmame e a inserção da nova medicação, com acompanhamento médico.
Olá! Não faça isso por conta, busque seu médico de referência para que não haja danos a sua saúde. A partir do conhecimento dele relacionado ao seu corpo, ele te indicará a melhor medicação para seus sintomas. Se cuide!
Olá! Qualquer mudança no medicamento deve ser orientada por um médico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.