Eu tomo paroxetina de 50 MG posso parar um dia e começar a tomar setralina de 50mg?

4 respostas
Eu tomo paroxetina de 50 MG posso parar um dia e começar a tomar setralina de 50mg?
Dr. José Iencarelli Filho
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Desde que a retirada de um medicamento seja criteriosa e a introdução de outro seja a indicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
50mg de paroxetina não é equivalente a 50mg de sertralina.
Não há uma fórmula de equivalência entre essas substâncias (ou com a grande maioria das medicações usadas na psiquiatria). Contudo, 50mg de paroxetina é uma dose alta, próxima do máximo que utilizamos, enquanto 50mg de sertralina é considerada uma dose baixa e inicial.
Como o colega acima comentou, a troca entre medicações é relativamente comum na psiquiatria, contudo essa troca deve ser feita de forma lenta e feita por um profissional qualificado para evitar sintomas e efeitos colaterais importantes.
É UMA MINORIA DE REMÉDIOS QUE DEVEM SER RETIRADOS DE FORMA GRADUAL (DESMAME). ALGUNS PODEM TER DESDOBRAMENTOS BEM COMPLICADOS E DESAGRADÁVEIS. PAROXETINA, VENLAFAXINA, ALPRAZOLAM SÃO ALGUNS EXEMPLOS. SÓ FAÇA ISSO, SE ESTIVER SENDO SUPERVISIONADA PELO SEU PSIQUIATRA... DE TODAS AS FORMAS FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR MARCIO
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Oi! É muito importante que você não pare a paroxetina de repente e comece a tomar sertralina no dia seguinte sem orientação médica. Parar a paroxetina de forma abrupta pode causar sintomas de descontinuação, como tontura, irritabilidade, náusea, ansiedade e sensação de “choques” no corpo.

A troca entre antidepressivos deve ser feita com cuidado e geralmente envolve um período de transição, onde a dose da paroxetina é gradualmente reduzida enquanto a sertralina é introduzida aos poucos. Isso evita efeitos colaterais e garante que o tratamento continue eficaz e seguro.

O ideal é conversar com seu médico para planejar essa mudança da forma mais segura possível. Se quiser, posso ajudar com acompanhamento psiquiátrico para fazer essa transição com cuidado e atenção. Você não está sozinha e merece todo o apoio para seu tratamento.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1393 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.