Exercício físico ajuda no sintomas negativos da esquizofrenia?

3 respostas
Exercício físico ajuda no sintomas negativos da esquizofrenia?
Os sintomas negativos da esquizofrenia são difíceis de tratar, muitas vezes representando um desafio para o psiquiatra. Além das medicações que podem ser prescritas, pode haver benefício com algumas mudanças comportamentais, como exercícios físicos, atividades em grupos, etc. Porém, só há como saber se há melhora realmente fazendo a atividade. Tenho alguns pacientes que passaram a se sentir melhor com a prática regular de exercícios físicos. Recomendo que faça a tentativa - sempre com um profissional capacitado. Válido lembrar que de forma alguma isso substitui o acompanhamento psiquiátrico e as medicações que você já faz uso. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Melo e Kummer
Psiquiatra
Belo Horizonte
Atividade física traz diversos benefícios à saúde em geral, incluindo benefícios ao cérebro. Isso por si só já deveria ser suficiente para que todas as pessoas façam atividades físicas em uma intensidade minimamente razoável e frequentemente, independentemente de possuírem transtorno psiquiátrico. Mas há evidências crescentes de benefício de atividade física sobre cognição e sintomas negativos na esquizofrenia, como demonstrado, por exemplo, pelos trabalhos recentes de Firth et al. (Aerobic exercise improves cognitive functioning in people with schizophrenia: a systematic review and meta-analysis. Schizophrenia Bulletin, 2017) e de Lutgens et al. (Psychological and psychosocial interventions for negative symptoms in psychosis: systematic review and meta-analysis. The British Journal of Psychiatry, 2017). Consulte seu médico e um profissional de educação física.
Os sintomas "negativos" da esquizofrenia, basicamente, são:

- embotamento afetivo: falta de expressão das emoções possivelmente relacionada à falta de senti-las na intensidade normal;

- pobreza no discurso (conteúdo e forma), possivelmente relacionada a uma pobreza no pensamento;

- apatia: falta de motivação, independente da presença de depressão;

- redução ou ausência de interesses sociais.

Não se sabe a origem exata destes sintomas, mas possivelmente têm origem no funcionamento deficitário de áreas do cérebro como, por exemplo, o córtex pré-frontal (situado na região frontal do cérebro) e os sistemas de recompensa (diretamente relacionados à motivação).

Em princípio, os antipsicóticos mais novos têm efeito benéfico sobre os sintomas negativos e, talvez, especialmente, a clozapina.

Existem evidências de que vários tipos de exercícios (basquete, ioga e, de modo geral, exercícios aeróbicos vigorosos) podem melhorar os sintomas negativos.

Especialistas

Halina Araújo Lopes Terron

Halina Araújo Lopes Terron

Psicólogo

São Paulo

Manoela Amorim

Manoela Amorim

Psicólogo

São José

Gleiciane Aline de Araújo

Gleiciane Aline de Araújo

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.