Existe algum estudo sobre esclerodermia e implantes dentários? Li que é contra indicado a colocação

3 respostas
Existe algum estudo sobre esclerodermia e implantes dentários? Li que é contra indicado a colocação de próteses de silicone e preenchimento com ácido hialuronico. Tenho 2 implantes dentários, será que posso ter problemas?
Olá! Como a esclerodermia diminui a salivação, torna o meio bucal mais suscetível à cáries, doenças periodontais e doenças perimplantares (ao redor dos implantes). Você pode realizar seu tratamento , porém deverá tomar todas as precauções, tanto em relação à medicação na fase cirúrgica quanto em relação à limpeza e manutenção desses implantes. Seguindo todas as recomendações de um profissional especializado, seu tratamento terá previsibilidade e sucesso.

Sim, existem estudos científicos sobre esclerodermia e implantes dentais. Em um artigo atual de revisão sistemática sobre manifestações orais de doenças autoimunes publicado em 2019, incluiu a esclerodermia nestas doenças, e suas relações com implantes dentais. A conclusão deste estudo foi que não existem contraindicações pré-definidas.Inclui ainda a informação que implantes dentais nestes pacientes têm o mesmo índice de sobrevivência de implantes instalados em pacientes normorreativos. As consultas de retorno para manutenção frequentes são indicadas para os pacientes com esclerodermia.
Fonte:
Implants in Patients With Oral Manifestations of Autoimmune or Muco-Cutaneous Diseases - A Systematic Review
Strietzel et al., 2019
O que vc deve fazer , é manter bem higienizados os locais dos implantes que possui, avaliar como está a sua oclusão para ver se não teminterferencoas oclusais principalmente nos implantes , é fazer um acompanhamento periódico no dentista .