Existe algum exame (além do ultrassom) para identificar a existência do ducto tireoglosso?
3
respostas
Existe algum exame (além do ultrassom) para identificar a existência do ducto tireoglosso?
Olá prezado(a). Qualquer exame de imagem tem a capacidade de identificar essa alteração anatômica congênita. Tomografia e ressonância, apesar de mais caros, também conseguem identificar essa alteração e ajudam na compreensão da disposição anatômica que também é bastante variável ao longo do trajeto que essa lesão pode ter.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Diagnóstico é clínico simplesmente palpando a lesão e pedindo para o paciente expor a língua, famosa manobra de Sistrunk. Não se deve pedir ressonância ou tomografia para um diagnóstico tão simples. Menos medicina armada e mais contato com o paciente, simples assim
Qualquer exame de imagem bem realizado é capaz de confirmar a hipótiese diagnóstica de cisto tireoglosso. O ultrassom é o exame mais simples e mais barato, sendo bastante eficaz no diagnóstico. Mas o principal exame, sem dúvida nenhuma é o exame clínico feito pelo seu médico.
Especialistas
Karla Dias de Paiva
Radiologista, Especialista em ultrassonografia
Rio de Janeiro
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Ultrassonografia Pescoço
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.