Existe algum risco viajar de avião em quem tem disfunção na tuba auditiva devido à diferença de

2 respostas
Existe algum risco viajar de avião em quem tem disfunção na tuba auditiva devido à diferença de pressão?
Sim, quem tem disfunção de tuba auditiva pode sofrer algumas consequências ao viajar de avião. O risco que existe é de sentir dor de ouvido durante o pouso/decolagem e de sofrer um barotrauma (trauma da orelha média ou tímpano, pela dificuldade em equalizar as pressões interna e externa). O barotrauma sofrido usualmente é leve, não tem consequências mais graves e não se configura como uma contra-indicação a viagens de avião. Há maneiras de amenizar ou até mesmo prevenir esses efeitos. Visite seu otorrino para que você possa ser examinado e orientado.

Olá, boa tarde.
A disfunção tubaria é uma condição que dificulta a equalização da pressão intratimpânica com a pressão externa, deixando o ouvido vulnerável às variações de pressão como decolagem e pouso, sobretudo o pouso onde a pressão externa está aumentando. Esse risco pode gerar dor, zumbido ou até mesmo o trauma do tímpano, o chamado barotrauma, trauma induzido por pressão. Lembrando que quem faz mergulhos profundos também estão sujeitos ao dito barotrauma. O que sempre recomendo é uma avaliação em consultório antes das viagens no caso de pacientes com disfunção tubária ou que passaram por resfriados recentes ou estão resfriadas.