Existe algum tipo de efeito rebote na ritalina ? Faço tratamento já alguma tempo e meu psiquiatra au

2 respostas
Existe algum tipo de efeito rebote na ritalina ? Faço tratamento já alguma tempo e meu psiquiatra aumentou a dose semana passada pois o efeito já não era o mesmo, mas a euforia que ela me gera esta fazendo eu ficar mais ansioso e distraindo mais do que o de costume. Será que minha dose está muito alta ou eu devo aumenta-la mais para tentar canalizar mais essa "euforia".(Ritalina LA de 10mg foi para 20mg)
Dra. Verônica Gutierres
Neurologista
Porto Alegre
Olá. A ocorrência de ansiedade, palpitações e agitação é um fator comum no início do tratamento ou em aumentos de dose. Em geral este sintoma dura um curto período. Sugiro que avalies com teu psiquiatra se este efeito se deu pela medicação ou se você está desenvolvendo Transtorno de Ansiedade que necessitam de outra abordagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aumento da dose de Ritalina (metilfenidato) pode, sim, gerar um efeito rebote em algumas pessoas, como aumento da ansiedade, euforia, e até distração, especialmente se a dose for excessiva para a sua necessidade. Isso acontece porque o metilfenidato age aumentando os níveis de dopamina no cérebro, e doses mais altas podem levar a uma estimulação excessiva, o que pode agravar sintomas como ansiedade e hiperatividade.
É importante que seu psiquiatra acompanhe essas reações, pois o ajuste da dose precisa ser feito com cautela, balanceando os efeitos terapêuticos com os efeitos colaterais. A euforia e a ansiedade podem ser sinais de que a dose foi aumentada de maneira excessiva.
Recomendo que converse com seu psiquiatra para avaliar a necessidade de um novo ajuste. Caso queira discutir mais sobre isso, agende uma consulta comigo!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Ritalina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.