Existe algum treinamento especifico para reduzir a ação da Sindrome de Tourette?

Existe algum treinamento especifico para reduzir a ação da Sindrome de Tourette?

3 respostas


A Terapia Comportamental é indicada, mas não é bem um treinamento, mas uma forma de compreender primeiro as origens do problema, as causas que o mantem. Posteriormente nós (os psicólogos) auxiliamos os pacientes a buscarem novos repertórios comportamentais para reduzir os tiques. Trabalhamos desta forma por entender que não resolve muito "treinar" novos comportamentos sem compreender as variáveis que mantém o comportamento problema. Boa sorte.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Existem medicamentos que reduzem os tiques e principalmente outros transtornos associados como depressão e ansiedade.


Acredito que com ação você esteja se referindo aos tics motores. Existem algumas opções de treinamento para aliviar esses tiques, que pode ser realizado por um psicólogo especialista. Algumas vezes é necessário o uso de medicações associadas. Espero ter ajudado!

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.