Existe alguma interação medicamentosa nociva para o organismo se tomar Tramadol e Toragesic? Dei um

2 respostas
Existe alguma interação medicamentosa nociva para o organismo se tomar Tramadol e Toragesic? Dei um mal jeito na lombar e o médico receitou. Obrigado
Dr. Guilherme Da Costa Untura
Ortopedista - traumatologista
Ituiutaba
O uso combinado de Tramadol e Toragesic geralmente é seguro quando prescrito por um médico e não costuma gerar interações medicamentosas graves. Essa associação é comum no tratamento de dores agudas, como crises de lombalgia, pois atua por mecanismos diferentes e pode oferecer um alívio mais eficiente. Entretanto, é importante utilizar ambos apenas pelo período recomendado, já que o Toragesic é um anti-inflamatório mais forte, que pode irritar o estômago ou afetar a função renal em pessoas sensíveis, e o Tramadol pode causar sonolência, tontura ou mal-estar em alguns pacientes. O principal cuidado é evitar álcool, não dirigir após tomar Tramadol e informar ao médico se você faz uso de antidepressivos, pois isso pode exigir ajuste de dose. No geral, se foi prescrito por um profissional que avaliou seu caso, a combinação é adequada e segura para tratar uma crise aguda de dor lombar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Hamamoto Rapini
Ortopedista - traumatologista
Curitiba
Boa pergunta. É sempre prudente verificar interações medicamentosas.

Sobre Tramadol e Toragesic: Tramadol é um opioide analgésico e Toragesic (tenoxicam) é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).

A interação: Tecnicamente não há interação farmacológica direta grave entre eles. Porém, existe uma preocupação clínica importante:

Ambos aumentam risco gastrointestinal – úlceras, gastrite, sangramento
Tramadol + AINE = risco aumentado de sedação e efeitos adversos
Possível sobrecarga renal com uso prolongado

Recomendações: Use a menor dose possível pelo menor tempo
Tome com protetor gástrico (omeprazol) se usar por mais de 1-2 semanas
Não ultrapasse as doses prescritas
Hidrate-se bem

IMPORTANTE: Se seu médico prescreveu ambas, ele avaliou que os benefícios superam os riscos no seu caso específico. Confie na prescrição, mas comunique qualquer sintoma (dor abdominal, náuseas, tontura excessiva).

Sua dor lombar aguda merece também investigação estrutural – uma avaliação ortopédica completa pode identificar a causa e oferecer um plano de reabilitação que minimize o uso de medicações. Fico disponível se desejar uma consulta para investigar sua lombalgia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Tandrilax
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.