Existe alguma possibilidade de uma pessoa pobre conseguir atendimento psiquiátrico de urgência? Estou muito mal e não tenho dinheiro pra pagar um atendimento privado. Quando vou em um clínico geral eles me mandam procurar um médico psiquiatra
Existem várias possibilidades de atendimentos de urgência: particulares, em convênios e públicos. Precisaria saber onde você mora. Nos hospitais e pronto socorros públicos, os enfermeiros-chefes e, principalmente, os assistentes sociais, geralmente conseguem indicar algum serviço de urgência. Procure se informar com estes profissionais.

Normalmente a assistência em saúde mental é dividida em regiões ou subáreas que contam com os hospitais emergenciais , os Caps e o sistema de acompanhamento ambulatorial . Realmente isso muda de região para região , então eh fundamental que se informe.

Primeiramente é preciso entender se você precisa de um atendimento emergencial. Muitos pronto-socorros do SUS têm psiquiatras de plantão para esse tipo de atendimento. A emergência em psiquiatria significa risco. Risco de suicídio, risco de auto ou hetero agressividade e agitacao psicomotora. Uma vez estando nessa situação o plantonista clínico irá te encaminhar para um PS psiquiátrico para atendimento no mesmo dia/hora. Quando o problema for menos emergencial (depressão sem pensamento suicida, ansiedade, sd do pânico, etc) você deve na UBS (posto de saúde) mais próximo a sua casa, solicitar um encaminhamento (via assistente social, enfermeira ou clínico do posto) para o psiquiatra. Eles irão encaminhá-lo para o serviço que trata do seu problema. CAPS AD para dependentes, CAPS para casos de doenças graves, UBS ou Clínicas de especialidades para casos mais simples. Espero ter ajudado.

Especialistas em Primeira consulta Psiquiatria

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Primeira consulta Psiquiatria

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.