Existe carie calcificada? A dentista do meu filho disse que ele tem uma e que não precisa retirar.

4 respostas
Existe carie calcificada?
A dentista do meu filho disse que ele tem uma e que não precisa retirar.
Existem lesões de cáries inativas! São lesões que começaram o processo e não evoluíram. Paralisaram por algum fator como a melhoria da higiene bucal na região! Se ela realmente estiver inativa, a remoção não é necessária mas é bom acompanhar! Ela pode ser removida por motivos estéticos quando estão em dentina e tem aspecto escurecido que incomodam o paciente! Não sei se é o caso!
Até mais!

Olá. Provavelmente trata-se de uma cárie paralisada, quando o próprio organismo se encarrega de calcificar novamente o dente e não há necessidade de remoção.
Será que a dentista do seu filho não falou em "cárie crônica " ao invés de cárie calcificada? A cárie crônica tem cor escura, é dura, sua evolução é lenta e, geralmente, é assintomática ( não dói). Então dependendo da idade do seu filho e do dente em questão pode não ser necessário tratá-la.
Lesões de cárie, principalmente em fase inicial, quando não formaram ainda uma cavidade, podem ser paralisadas ou ficarem inativas. Nesses casos, o acompanhamento periódico por um dentista é a melhor conduta. Caso haja uma progressão posteriormente, pode ser necessário intervir.