Existe labirintite emocional? Há possibilidade da pessoa desenvolver essa labirintite emocional e n

20 respostas
Existe labirintite emocional?
Há possibilidade da pessoa desenvolver essa labirintite emocional e não aparecer no exames otorrinolaringologista?
De acordo com o nivel de seu emocional, existe sim! Aconselho buscar uma ajuda psicologica.

Caso seja descartado o diagnóstico físico, é necessário investigar possíveis causas psicológicas.
Os sintomas psicológicos podem aparecer de diversas formas, e também tem causas específicas para cada pessoa, sendo necessária a análise caso a caso.
Boa tarde,
Acredito que não seria "labirintite", pois esse é uma inflamação física. É um sintoma semelhante a uma vertigem? Pode ser algo parecido, aconselho um acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra para analisar exatamente o que está acontecendo.
Fico a disposição, abraços
Existem sintomas físicos que são causados por questões emocionais, são manifestações no corpo de algo psicológico que não vai bem. Muitas vezes quando não sabemos entender o emocional o corpo se encarrega de anunciar que algo não vai bem e faz isso na forma de sintomas físicos, essa é a linguagem do corpo, que deve ser lida e traduzida corretamente para que deixe de ser manifestada. Se a mente não dá conta o corpo se encarregará.
A labirintite pode ser causada por fatores emocionais de fundo ou situações contínuas de stress. Um otorrinolaringologista costuma perguntar para os seus pacientes com queixa de labirintite se há algum fator psicológico recente antes de fazer um diagnóstico de origem física ou processo inflamatório. É importante investigar ambas hipóteses diagnósticas.
Olá, o corpo humano está apto a responder conforme as nossas emoções. Podemos somatizar de inúmeras formas! Após um diagnóstico Negativo, com profissionais adequados. Deve-se sim, pesquisar sobre o lado emocional dessa pessoa. Espero ter lhe ajudado.
Procure um psicólogo, boa sorte
Labirintite é uma desordem do equilíbrio do corpo humano. Tal desordem é causada por um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos, que ficam dentro do sistema vestibular, órgão responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que se localiza no ouvido interno. Deve-se salientar que o termo “labirintite” é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto, já que existem outras patologias que podem afetá-lo.

Já a Labirintite Emocional, se apresenta conforme estresse diário...diria o quanto seu copo está cheio (no dito popular)
Sempre bom ter alguém para te ajudar....
Olá, muitos sintomas que o corpo humano apresenta, podem ser de origem emocional, o que chamamos de psicossomática. Sempre é importante realizar acompanhamento médico, realizar os exames devidos e caso não haja causa orgânica, é importante procurar um psicólogo!

Depois de descartada a causa orgânica em resposta a sua pergunta, é possível sim. Se for esse o caso é de suma importância procurar um psicólogo clínica para descobrir a causa emocional e assim viver de forma saudável.
Olá tudo bem?

Sempre o olhar para o orgânico vem primeiro. Então a recomendação dos exames irão existir, para somente depois partir para a questão psíquica da coisa. Após o descarte dos exames, inicia a possível compreensão do que pode estar causando esse sintoma. O corpo reage de diversas formas. E nesse caso pode ter vindo com a labirintite. Enfim, não temos como nos fixarmos somente no sintomas. Precisamos de toda uma avaliação.

Espero ter ajudado

Abraços Diego Raizi
Olá, bom dia. Sim, é possível que seja de fundo emocional. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para ajuda-lo.
As questões emocionais podem e muitas vezes aparecem de maneiras diferentes, inclusive afetando o labirinto, sugiro que procure também um neurologista e um psicólogo.
O diagnóstico da labirintite é feito pelo clínico geral ou otorrinolaringologista por meio de exame clínico, em que é avaliada a presença de sinais indicativos de inflamações no ouvido. Entretanto, quando a labirintite acontece como consequência de estresse e ansiedade, passa a ser denominada labirintite emocional..... É de extrema importância procurar o medico e descartar a possibilidade de infecção.
Olá! Sim, pode ser emocional. Nosso corpo e nossa mente é uma unidade. Dessa forma, o que sofremos nas emoções, são sentidas também no corpo! Procure por ajuda de um profissional da psicanálise/psicologia, para reordenar e compreender suas emoções.
Olá, imagino a dimensão do seu sofrimento, já que a labirintite causa efeitos bem incômodos, atrapalhando a realizar de atividades simples. Como me parece que você já procurou ajuda de um profissional especializado e causas orgânicas foram descartadas, sugiro sim que procure ajuda de um profissional de psicologia da sua confiança a fim de identificarem juntos possíveis causas emocionais. No processo de somatização, conflito intrapsiquicos podem gerar sintomas situacionais ou transitórios.
Espero ter ajudado.
Sim. Pessoas com ansiedade elevada. Procure um psicólogo especialista em psicoterapia cognitivo comportamental para um tratamento breve e focado no problema
Olá!
Em algumas situações de estresse, sintomas associados a labirintite podem se manifestar. Isso se dá devido ao aumento da tensão muscular e contração da ATM. Experimente exercícios de respiração, relaxamento, meditação para aliviar a tensão acumulada. Devemos lembrar que corpo, mente e emoção estão sempre ligados! Espero ter contribuído. Abraços
Bom dia! Toda doença física tem um fundo emocional, então pode haver relação, porém eu lhe indico avaliar fisicamente se você tem labirintite ou alguma outra complicação. Caso não tenha nenhum sintoma físico, avalie a possibilidade de tratar seu emocional.
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
É possível sim a pessoa ter e não aparecer nos exames, podendo ser uma doença psicossomática. Muitas vezes esquecemos que o corpo e mente estão interligados, a manifestação de sofrimento, stress entre outros podem refletir em nosso corpo físico. É importante procurar um profissional da Psicologia.
A labirintite emocional surge quando existe uma inflamação do labirinto, que são as estruturas que estão no interior dos ouvidos e que afetam o equilíbrio, ou inflamação dos nervos do ouvido, causada por processos emocionais, como excesso de estresse ou ansiedade, por exemplo. Dessa forma, este tipo de labirintite é mais recorrente em pessoas com depressão ou que sofrem com transtorno de ansiedade, por exemplo.
Durante a crise, é aconselhado repousar para aliviar os sintomas, mas é também muito importante que, fora da crise, se faça algum tempo de acompanhamento psicológico, para evitar que volte a surgir, especialmente quando é muito recorrente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!