Existe ritual do TOC sem obsessão?

8 respostas
Existe ritual do TOC sem obsessão?
Olá! Os rituais, em grande parte, no TOC ocorrem devido às obsessões que são de conteúdo ameaçador, causam ansiedade e o indivíduo por mais que tente afastá-las, não consegue. Em decorrência disso passa a realizar comportamentos repetitivos ou rituais, dentre outros, com a intensão de afastar o conteúdo ameaçador das obsessões. Já as compulsões ou rituais de alinhamento / simetria / ordenamento não estão associadas a pensamentos negativos ou catastróficos, mas a sensações ou experiências físicas ou emocionais desagradáveis, também chamadas de fenômenos sensoriais, sentidas quando as coisas estão fora do lugar ou desalinhadas. Essas sensações é que levam o indivíduo a executar rituais a fim de colocar as coisas em seu devido lugar.

Bom dia! Os comportamentos repetitivos exacerbados , devem estar presentes em quem foi diagnosticado com Toc. O individuo se sujeita a viver em rituais, como forma de dar conta do mundo externo. Ameniza a falta, os medos e às sensações de desordem, o que de fato, produzem às obsessções.
Olá, concordo com a colega Fabrícia de Uberlândia acima e acrescento que a pessoa realiza o ritual na tentativa de se livrar da ansiedade aguda que ele sente e acredita que assim fazendo melhora (de fato sente um alívio, mas minutos depois tudo começa de novo). O indivíduo precisa de um tratamento com o médico e psicólogo, pois tais rituais podem causar prejuízo na vida escolar, profissional, social etc da pessoa. Através, da terapia cognitiva comportamental e técnicas de respiração de forma processual juntamente com o terapeuta o paciente é encorajado a ir soltando, livrando-se dos seus rituais no seu tempo. Importante começar o tratamento o quanto antes. Abraço.
Olá Tudo Bem?
De modo geral quando os "rituais" começam é um sinal que o TOC está estabeleciso, por isso a obsessões. Respondendo sua pergunta não .
Existe sim, esse transtorno psiquiatrico apresenta sintomas de ansiedade, sua principal caracteristica e a presença de rituais repetitivos, que muitas vezes ocupam o dia todo. Interferindo na vida social , profissional. E pessoal. Este. ritual e chamado de compulsão , um comportamento irracional. E repetitivo que segue um padrão de regras e etapas rígidas pré estabelecidas pela própria pessoa.
E comum a pessoa acreditar que quebrar o ritual acontecerá algo terrível como uma consequência.
o TOC é uma doença bastante heterogênea: cada pessoa pode manifestar diferentes tipos de sintomas com intensidades que também variam. Em linhas gerais, a obsessão caracteriza-se por pensamentos intrusivos, repetitivos e persistentes que provocam inquietação e mal estar, enquanto que a compulsão manifesta-se por comportamentos/acções que a pessoa se sente impelida a executar e que tem muita dificuldade em controlar. Nestas dinâmicas, há sempre uma ideia distorcida que obriga ao ato compulsivo de conteúdo restritivo ou autopunitivo e, muitas vezes, acontece o que chamamos de racionalização, ou seja, um discurso elaborado de “autojustificação”.
Concordo com as respostas dos colegas. O que não fica claro é em que acrescentaria saber sobre o TOC e as obsessões para não padecer disso.
O saber teórico não vai lhe poupar o sofrimento que os atos obsessivos trazem. Se vc sofre disso, o melhor é iniciar uma psicoterapia. Se o psicoterapeuta acha necessário, também indicará uma construção com psiquiatra para avaliar a necessidade ou não de medicação.
Olá, a pessoa pode ter a compulsão e não se dar conta dos pensamentos que tem antes de ritualizar isso não significa que ela não tenha os pensamento e sim que não percebe. Com o auxilio da psicoterapia isso vai ser tratado.Espero ter ajudado.