Faço uso de anticoagulante lixiana (tive tep faz um ano) e de uns meses para cá no hemograma o resul
Faço uso de anticoagulante lixiana (tive tep faz um ano) e de uns meses para cá no hemograma o resultado aparece eritrócito em níveis mais altos, mas o hematologista não me diz nada. Isso é normal? Pode ser efeito do uso do medicamento? Eu me hidrato bem.
2 respostas
Olá! A Lixiana não tem relação com o aumento dos eritrócitos. O numero de eritrocitos aumentado pode estar relacionado a causas primárias (algum defeito na produção do sangue) ou secundaria (por exemplo tabagismo, doenças pulmonares, doenças estruturais do coração). Se houver um aumento importante do valor, comparado com exames anteriores, a causa deve ser investigada.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
O aumento dos eritrócitos no hemograma pode ter várias causas, e o uso do Lixiana (edoxabana) geralmente não está diretamente associado a elevações significativas das hemácias. No entanto, alguns fatores podem influenciar esse achado: Possíveis causas para eritrócitos elevados Efeito compensatório pós-TEP – Após um tromboembolismo pulmonar (TEP), o organismo pode tentar melhorar a oxigenação sanguínea, elevando a produção de hemácias. Desidratação leve não perceptível – Mesmo com boa hidratação, pequenas variações na concentração do plasma podem aumentar artificialmente a contagem de hemácias. Resposta individual ao anticoagulante – Ainda que raro, algumas pessoas podem ter alterações leves na produção de células sanguíneas durante o uso de anticoagulantes. Outras condições médicas – Se o aumento dos eritrócitos for persistente, doenças como policitemia ou distúrbios respiratórios podem ser investigados. Devo me preocupar? Se o hematologista não comentou nada, é provável que o aumento seja leve e dentro de uma faixa aceitável, sem impacto clínico relevante. No entanto, se a tendência continuar ou houver sintomas como dor de cabeça frequente, tontura ou pressão alta, pode valer a pena pedir uma avaliação mais detalhada. Se quiser, posso explicar mais sobre os mecanismos que regulam a produção de hemácias no corpo!
Perguntas semelhantes
- quem tem trombofilia pode fazer musculação? e procedimentos estéticos? ultrassom e crio frequência,
Meu filho e do grupo A ,eu sou do grupo 0 ,meu marido também é do 0 será que é possível acontecer?
Boa tarde! Ferritina baixa e hemoglobina alta, pode ser menopausa?
Tomei suplementos de ferro em comprimido, mas com pouco resultado.Tomei várias ampolas de ferropurum
Meu sangue parece ser meio escuro em comparação com outras pessoas quando faço exames de sangue. Iss
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.

