Faço uso de benzodiazepínicos há um ano e dois meses. Estou na etapa do desmame. Gostaria de saber s

3 respostas
Faço uso de benzodiazepínicos há um ano e dois meses. Estou na etapa do desmame. Gostaria de saber se o tempo de uso que tenho desses remédios é suficiente para causar problemas cognitivos.
A duração do uso de benzodiazepínicos necessária para causar problemas cognitivos pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a dose, o tipo específico de benzodiazepínico, a frequência de uso, a idade do paciente e a presença de outras condições médicas. Alguns estudos sugerem que uso contínuo por seis meses ou mais está associado a um aumento no risco de déficits cognitivos persistentes e há um estudo que encontrou uma associação entre o uso de benzodiazepínicos por mais de três meses e um aumento do risco de demência em idosos. No entanto, esses são achados preliminares e não permitem que afirmemos de forma categórica um limite de tempo para o surgimento de problemas cognitivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Vitor Hugo Sambati Oliva
Psiquiatra
Curitiba
Gostaria de ressaltar que o "desmame" geralmente é bastante gradual, às vezes demorando vários meses ou até mais de um ano. Isso é necessário para que o cérebro vá se adaptando à ausência do benzodiazepínico aos poucos. Desse modo, o paciente apresenta menos sintomas de abstinência e consegue fazer o "desmame" sem grande dificuldade.
Boa tarde, alterações cognitivas são apresentadas com uso a longo prazo de benzodiazepínicos e não pelo tempo que você refere usar, porém se estiver apresentando alterações, oriento que procure um neurologista ou psiquiatra, abraços

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 318 perguntas sobre Diazepam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.