Faço uso de medicação biológico para artrite reumatóide, posso fazer uso da desodalina?

2 respostas
Faço uso de medicação biológico para artrite reumatóide, posso fazer uso da desodalina?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
Sua pergunta é muito pertinente, pois o uso de qualquer suplemento ou medicação em conjunto com um tratamento biológico para artrite reumatoide deve ser bem avaliado. A Desodalina costuma ser procurada para auxiliar no controle de peso, mas contém substâncias que podem interagir de forma inesperada em quem já utiliza medicações que modulam o sistema imunológico. Em uma abordagem integrativa, analiso de maneira completa não apenas a doença de base, mas também o funcionamento metabólico, o perfil nutricional e possíveis desequilíbrios hormonais que podem influenciar o processo inflamatório. Para indicar qualquer produto visando emagrecimento, investigo cuidadosamente o organismo do paciente, a fim de verificar carências nutricionais, a função gastrointestinal e possíveis alterações que poderiam ser agravadas ou amenizadas com o uso dessa substância. Pode ser necessário avaliar o histórico clínico completo, checar exames laboratoriais detalhados, entender o motivo exato pelo qual se deseja fazer uso de Desodalina e, a partir daí, estabelecer se ela é adequada ou se existe outra forma de abordagem mais segura para o controle de peso e inflamação. Ressalto que cada organismo reage de forma singular e que todo tratamento precisa ser individualizado, sobretudo quando já se faz uso de terapias que atuam diretamente no sistema imunológico. Essa interpretação não pode ser aplicada de forma genérica, pois somente um exame clínico aprofundado e personalizado poderá trazer a real dimensão da sua condição e as medidas mais adequadas para você. É muito importante seguir com acompanhamento médico, pois assim conseguimos ajustar de maneira eficiente a alimentação, os níveis de atividade física e eventuais suplementos ou fármacos sem colocar em risco a estabilidade do seu quadro de artrite reumatoide. O plano de cuidados feito pelo profissional integrativo traz uma visão ampla, fazendo com que problemas subjacentes sejam contemplados e, ao mesmo tempo, tratando a sua questão principal. Sempre oriento que a decisão sobre o uso de qualquer substância deve ser tomada após consulta e exames que identifiquem suas necessidades específicas.
Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é recomendado fazer o uso de Desodalina (que é um medicamento para emagrecimento) sem a orientação de um médico, especialmente se você já utiliza medicação biológica para artrite reumatoide. O uso simultâneo pode ter interações ou efeitos colaterais imprevisíveis, afetando a eficácia do tratamento ou causando complicações. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo medicamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.