Fantosmia não tem estímulo vocês dizem, e quando se tem? Como ver uma foto ou vídeo de cigarro eu si

21 respostas
Fantosmia não tem estímulo vocês dizem, e quando se tem? Como ver uma foto ou vídeo de cigarro eu sinto o cheiro do cigarro.
Olá, bom dia!
Antes de qualquer resposta, precisamos avaliar a sua relação com esse estímulo-resposta.
Apenas um exemplo: uma pessoa que está parando de fumar, pode ao ver um vídeo ou uma imagem de cigarros ou alguém fumando e apresentar essa percepção por estar relacionado a privação de algo que lhe dá prazer ou desprazer.
Sugiro que busque ajuda qualificada, como de um Psiquiatra para assim entender se é orgânico ou emocional.
Qualquer dúvida, estou à disposição para contribuir com seu entendimento.
Boa semana!
Abraços.

Olá, é importante que você tente identificar desde quando tem esse problema. Existe uma relação forte com lesões no lobo temporal. Também pode ter relação com alguma distúrbio mais grave como esquizofrênia. De qualquer forma, procure um psiquiatra para uma avaliação.
Olá! Serei direta contigo. É muito provável que as abordagens Terapia EMDR + Pain Management (Dor) te ajudem.
Olá!
Caso haja outros sintomas relacionados ao sentido é importante buscar diagnóstico psiquiátrico.
Estou de acordo com meus colegas , portanto vou enfatizar aqui que é muito importante um diagnóstico com um neuroligista ou psiquiatra , para afastarmos o problema da parte orgânica! Mesmo sendo orgânico ou um transtorno da mente o problema , um psicólogo vai te ajudar a ter mais controle quando isso ocorre ; sabendo identificar os momentos , em quais circunstâncias se manifestam , inclusive sabendo como não ser prejudicado por tais eventos ! Mesmo orgânico ou emocional o importante é realizar consultas com profissionais já indicados e procurar um psicólogo ! Espero ter ajudado
A fantosmia está fortemente associada a área do lobo temporal incluindo distúrbios neurológicos como Alzheimer, perda de neurônios inibitórios provocada por infecção sinusal, bronquite, traumas na cabeça que podem propiciar essas alucinações olfativas. É importante a avaliação de um otorrinolaringologista e um neurologista para entender o que está acontecendo, inclusive buscar um acompanhamento psicológico.
As respostas dos colegas te ajudam com o diagnóstico especializado, o qual é fundamental.
Contudo é importante reconhecer o grau de transtorno que essas memórias sensoriais lhe causam. Não é incomum rememorarmos experiências existenciais com grande memória sensoriais incluindo cheiros. Ao mesmo tempo, sofrimentos e vícios podem também interferir nessas memórias.
Além de ajuda médica, a terapia pode ser um caminho para lidar com esse transtorno de olfato. Um abraço
Olá! Isso é muito comum, por exemplo, ao ver a imagem de uma comida que gostamos começar a salivar. Diante disso, é importante investigar sua relação com o cigarro, pois é comum acontecer com pessoas que fumam ou tem algum fumante na família próximo.
A avaliação de um médico psiquiatra ou neurologista para este sintoma é recomendável.
A avaliação Psicológica pode ser recomendado pelo profissional médico.
Olá !
É necessário você procurar um psicólogo para fazer uma avaliação com você. Após o diagnóstico pode ser que precise de procurar outros profissionais e fazer acompanhamento tanto com um psicólogo e outro profissional
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 160
Olá ! É importante você procurar um psicólogo (a) para fazer uma avaliação psicológica afim de identificar a causa do sintoma e a partir dessa investigação, avaliar a melhor forma de tratamento.
Nesses casos, é importante uma avaliação visando entender o contexto, a frequência e outros fatores que podem está influenciando a ocorrência desse sintoma. Com essas informações mais detalhadas será possível diagnósticar de maneira mais adequada. Indico uma avaliação multiprofissional (neurologista ou psiquiatra e psicólogo).
Olá, você não dá mais detalhes se você já fez uso do cigarro ou se manteve ou mantém relacionamento com pessoas que fumam. Uma teoria que mais se assemelha a sua descrição, seria o condicionamento, método pelo qual é possível inserir ou extinguir um determinado comportamento, no qual a imagem seria o estímulo para ativar o cheiro do cigarro. Outra explicação também seriam as lembranças emocionais e sensoriais ativadas pela memória visual que são mais duradouras e intensas do que por exemplo memória auditiva, podendo desencadear as sensações que está vivenciando.
Para melhor entendimento do que está acontecendo, sugiro que encontre um médico neurologista de sua confiança para descartar possibilidade biológicas e caso permaneçam os sintomas um psicólogo para melhor compreensão e entendimento do seu caso.
Espero ter ajudado.
Como ja citado pelos colegas, pode ser algo muito simples ou alguma coisa mais complexa que mereça uma investigação mais aprofundada. tudo vai depender de um contexto como isso venha a acontecer. estamos o tempo todo lidando com os mais diferentes estímulos, e estes a depender de pessoa pra pessoa pode se manifestar de varias formas. por exemplo uma pessoa com fome olha um determinado alimento na tv e começa a sentir seu cheiro e até seu sabor. isso é algo muito comum de acontecer, pode também ocorrer a partir de outros estímulos como
Olá!
Você não descreve se seu diagnóstico foi dado por um profissional ou não, porém sugiro buscar um(a) profissional da psicologia de sua confiança para dar inicio a sua terapia para que diante de sua demanda o(a) profissional atento(a) ao seu processo possa te encaminhar de forma mais leve eficaz buscando sempre o equilíbrio na sua saúde psíquica e bem estar emocional.
Abraço!
Olá,
Voce pode sentir cheiro e até mesmo paladar de algo já experimentado porque fica registrado em sua memória sensorial, independente de diagnóstico. Inúmeros ex fumantes relatam a nítida sensação do gosto do cigarro igualmente com o cheiro do mesmo. Como voce conta sobre um disgnóstico de fantosmia, sugiro primeiramente uma avaliação neurológica para descartar qualquer problema orgânico.
Abraço!
Olá !
Indico que procures um neurologista para afastar a possibilidade orgânica. Feitas as devidas avaliações você estará mais certo do que solicitar a um psicólogo. Entendo que de qualquer forma está causando sofrimento psíquico, o que também é importante ser cuidado. Sucesso nessa busca!
Abraço
Esses gatilhos podem.ficar mais evidentes após parar de fumar. Para te dar alguma resposta mais específica precisaria nos dizer se você parou completamente de fumar, se está tentando parar e.este é um estímulo que vem encontrando dificuldade. Os estímulos que despertam reações físicas como sentir o cheiro, o paladar da substância são comuns e é importante que observe como fica sua motivação para fumar a partir disso, observar como isso te mobiliza.
Olá, assim como a colega Jacira respondeu, eu complemento. A avaliação médica com otorrino, neuro, psiquiatra, neuropsicologo, podem resultar em um bom trabalho interdisciplinar diante do caso. Por exemplo, 'anosmia' que é a ausência de odor, ocorre por alguma lesão. Assim como o exemplo acima, precisaria ser investigado por multi profissionais para um diagnóstico mais preciso, é importante considerar que nem sempre existe uma causa única a respeito de um diagnóstico, pode existir uma série de fatores - história de vida, algum acidente (ou similar), genética, etc. A opinião de um único profissional pode vir a ser limitada, incompleta ou equivocada. Minha sugestão é - procure os profissionais mais coerentes com os fatos! Espero ter ajudado! Abraço!
Meus colegas já foram precisos nas respostas.
É importante entender sua relação com o cigarro também. Terapia ajuda.
A melhor decisão que você pode tomar é fazer uma avaliação por um psicólogo e se necessário por um neurologista, psiquiatra e até fonoaudióloga se for aconselhado pelos profissionais.