Fiz a histerectomia parcial, posso engravidar ainda?

2 respostas
Fiz a histerectomia parcial, posso engravidar ainda?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A histerectomia é a retirada do útero. É total quando o corpo e colo uterino são retirados. É subtotal quando o corpo uterino é retirado e o colo uterino é preservado. Não envolve a retirada de trompas e ovários.
É a cirurgia ginecológica mais realizada no mundo. Pode ser indicada em casos de doenças benignas como mioma, prolapso genital e adenomiose e doenças malignas como câncer de colo uterino e câncer de endométrio. Qual foi a indicação da sua cirurgia?
Uma parte das histerectomias pode ser evitada pelo uso de medicações anticoncepcionais e hormonais.
A melhor via de acesso cirúrgico para a histerectomia é a vaginal. Esta via facilitará a sua recuperação pós-operatórias pós-operatória, reduzirá duração da cirurgia, reduzirá tempo de internação, reduzirá dor pós-operatória e uso de medicações, evitará cicatrizes inestéticas.
Após a histerectomia parcial ou subtotal não existe risco de gravidez.
Se os seus ovários foram mantidos, existe a possibilidade de gravidez em útero de substituição, isto é, "barriga de aluguel'.
Faça os seus exames de rotina e periódicos. O ginecologista tem a função de prevenir diversos problemas de saúde e promover saúde. Na consulta, o médico consegue prevenir câncer de colo uterino, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de ovário, câncer de endométrio, osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, alterações do colesterol, distúrbios da tireóide, infeccoes sexualmente transmissíveis, transtornos do humor, etc. Serão identificados hábitos nocivos como tabagismo, etilismo e sedentarismo. As atividades físicas e os hábitos animais saudáveis serão estimulados. A anticoncepção e reposição hormonal serão discutidas.
Converse com o seu médico. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com a retirada do útero, não existe mais a possibilidade de engravidar. Apesar disso, se os ovários foram preservados você ainda pode ter um filho através da retirada de óvulos do seu ovário e junto com os espermatozoides do seu parceiro, implantar no útero de outra mulher.
Outra possibilidade mais remota é através do transplante de útero, mas esse procedimento está na fase incipiente, apesar de já ter nascido o primeiro bebê de um transplante de útero, em 2018 no Brasil.

Especialistas

Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Fabio Ohara

Fabio Ohara

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Denise Leal

Denise Leal

Ginecologista

São José dos Campos

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 203 perguntas sobre Histerectomia Subtotal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.