Fiz cirurgia bariátrica há 8 anos, e tenho muito gases, só que de um tempo dói até às costas, pode s

2 respostas
Fiz cirurgia bariátrica há 8 anos, e tenho muito gases, só que de um tempo dói até às costas, pode ser consequência de gases?
A cirurgia bariátrica pode resolver estados de obesidade mórbida e doenças relacionadas a síndrome metabólica. O emagrecimento será benéfico para o organismo em um primeiro momento, mas ação restritiva e disabsortiva do procedimento cirúrgico exige controle de nutrientes e vitaminas no pós operatório tardio a fim de evitar carências nutricionais e desnutrição. Aparecimento de flatulência ou eliminação de gases intestinais em excesso ou sensação de retenção de gases pode ser relacionado ao consumo de certos alimentos (como ovo, feijão, repolho), proliferação bacteriana intestinal por estados infecciosos, bem como relacionado a intolerância à lactose. A deglutição de ar relacionado a estados de humor também pode justificar os gases. A dor esperada seria abdominal ao invés de dor nas costas. Desta forma, recomendo que busque avaliação médica para pesquisa da dor nas costas, tratamento do excesso de gases intestinais e reavaliação nutricional.

Estes sintomas estão relacionados ao processo digestivo e ao consumo de alguns alimentos específicos (ovo, repolho, leite e derivados, brócolis, cebola, etc). Também pode estar relacionado a "pedra na vesícula ". Sugiro que consulte com um cirurgião e um nutricionista para uma melhor avaliação.