fiz exame de colesterol e deu alto , fiz tratamento de 3 meses com rosuvastatina 20mg, aroa tenho qu
3
respostas
fiz exame de colesterol e deu alto , fiz tratamento de 3 meses com rosuvastatina 20mg, aroa tenho que refazer o exame ,so que fazendo pesquisa em laboratorio um diz nao precisar de jejum e outro laboratorio ja diz precisar um jejum de 12 horas , agora fiquei perdida em refazer pois tenho medo de fazer no que nao precisa de jejum e nao funcionar.e sobre as vitaminas d e b12 elas precisa estar em jejum?
Colesterol é bom colher com jejum de 8 horas, porque é feito um cálculo a partir de triglicérides para chegar ao valor, e triglicérides é melhor avaliado no jejum. Para vitaminas não é necessário.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Uma boa anamnese, exame físico, talvez exames complementares, podem te ajudar muito.
Olá! Para o exame de colesterol (perfil lipídico), atualmente muitos laboratórios já não exigem jejum de 12 horas, aceitando jejum de 3 horas ou até sem jejum, conforme recomendação atualizada da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ambos os laboratórios estão corretos, pois as diretrizes mudaram recentemente.
Quanto às vitaminas D e B12, a dosagem da vitamina D não exige jejum. Para a vitamina B12, também não é obrigatório, embora alguns laboratórios ainda recomendem jejum de 8 horas. Confirme com o laboratório escolhido para seguir o protocolo deles.
Dr. Anderson Contaifer, médico especialista em Clínica Médica, CRM-SC 24484, RQE de Clínica Médica 18790.
Quanto às vitaminas D e B12, a dosagem da vitamina D não exige jejum. Para a vitamina B12, também não é obrigatório, embora alguns laboratórios ainda recomendem jejum de 8 horas. Confirme com o laboratório escolhido para seguir o protocolo deles.
Dr. Anderson Contaifer, médico especialista em Clínica Médica, CRM-SC 24484, RQE de Clínica Médica 18790.
Perguntas relacionadas
- Boa tarde! Comecei a tomar o Pondera 10mg há seis dias, tenho sentido muita sonolência durante o dia e falta de apetite, tomo ele logo depois do café da manha. Qual melhor horário para ter menos sonolência e em questão da falta de apetite, minha apetite vai voltar?
- Tá com duas semanas que eu menstruei tive relação sexual uma vez sem se previnir posso começar tomar pílula ainda corre risco deu engravidar?
- Bom dia , Posso repartir o comprimido de Tapazol ?
- Tenho 26 anos uso diu kyleena há 3 anos, sem historico de câncer de mama na familia Desde o dia 2 de fevereiro estava com dor no seio esquerdo, menstruei e diminuiu a dor, mas continuou em ambos os seios (antes da menstruação era só no esquerdo) dia 23 de fev fui em uma consulta e a enfermeira sentiu…
- Pessoas com púrpura leve que não precisam tomas nenhum remédio pode tomar vacina da dengue?
- Bom dia , não tomei minha injeção dia 18 tive relação desprotegida entre o dia 18,20,21, e 25. Como proceder?
- Bom dia tomei amoxilina comum por 7 dias e não resolveu depois min receitou com clavulanato por 10 dias já tomei mas da metade mas minha garganta está com sensação de ardência e irritada oque fazer?
- Quem tem essa doença crisnofenia..pode casar?tem vida normal
- Eu estava menstruada e ele ejaculou dentro ,eu tomei a pílula do dia seguinte , mas 1 dia depois q tomei a pílula ,novamente ele ejaculou dentro , eu ainda estava no meu ciclo de menstruação ,mas não tomei a pílula novamente , tem risco de eu ter engravidado dessa última vez ?
- bom dia! Comecei tomar o Nativa pro, tenho que dar intervalo de uma cartela para outra?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.