Fiz exame de sangue e todos deram normais com exceção da bilirrubina que deu BT 1,95 BD 0,45 BI 1
Fiz exame de sangue e todos deram normais com exceção da bilirrubina que deu BT 1,95 BD 0,45 BI 1,50 Devo me preocupar? O que pode ser esse aumento?
3 respostas
Além de saber sobre seus exames laboratoriais, é imprescindível saber seu histórico médico, realizar exame físico e provavelmente solicitar e avaliar resultados de exames de imagem. Apenas a alteração isolada de bilirrubina não permite formação de suspeita diagnóstica.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! Importante lembrar que nunca avaliamos um exame separado do contexto e histórico da pessoa. Pra te orientar de forma adequada, é necessário avaliar doenças, uso de álcool, alimentação e outros hábitos e então interpretar a alteração do exame que você citou. Sugiro que retorne com o profissional que solicitou os exames ou busque uma médica de sua confiança para uma avaliação adequada.
Uma elevação isolada da bilirrubina, principalmente da bilirrubina indireta (BI), com os demais exames normais, geralmente não é motivo de grande preocupação. Uma das causas mais comuns é a Síndrome de Gilbert, uma condição benigna e relativamente frequente, na qual há uma leve dificuldade do fígado em metabolizar a bilirrubina. Nesses casos, os níveis podem aumentar após jejum prolongado, estresse, exercícios intensos ou infecções. No entanto, outras causas também devem ser consideradas, como hemólise, doenças do fígado ou das vias biliares, especialmente se houver alteração de outros exames, icterícia, urina escura ou dor abdominal. O ideal é que os resultados sejam avaliados em conjunto com as demais provas de função hepática (TGO, TGP, GGT, fosfatase alcalina) e com seu quadro clínico. Se todos esses exames estiverem normais e você não tiver sintomas, a Síndrome de Gilbert é uma possibilidade bastante provável. Espero ter esclarecido sua dúvida. O acompanhamento médico é essencial para um tratamento seguro e eficaz. Será um prazer te atender — agende sua consulta pelo Doctoralia.
Perguntas semelhantes
- Olá. Qual a idade máxima de início terapia de reposição hormonal menopausa? Após os 60 anos é proibi
Os transtornos de humor e ansiedade podem ser confundidos com transtornos de personalidade por profi
To tomando azitromicina pra infecção na garganta depois de uma gripe viral, toda vez que chega a gor
Oi! Estou tomando amoxicilina de 8 em 8 horas por 7 dias. Hoje tomei a primeira dose por volta das 2
Decadron na veia em dose única pode causar aumento da pressão intracraniana?
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
