Fiz exames cardio, deu certo, tenho ansiedade e depressão sinto dores no braço esquerdo, pescoço, as

14 respostas
Fiz exames cardio, deu certo, tenho ansiedade e depressão sinto dores no braço esquerdo, pescoço, as vezes no tórax. Isso é normal?
Olá,

imagino que o exame cardiológico ter dado certo significa que está tudo ok com seu coração.

Sintomas psiquiátricos podem desencadear sintomas psicossomáticos, ou seja, sintomas que se manifestam no corpo.

A ansiedade em especial, por estar se relacionar com partes primitivas do nosso Sistema Nervoso desencadeia efeitos corporais como, por exemplo mãos frias, aumento da frequência cardíaca e sudorese, e isso pode ser
normal. A questão é quando isso está acontecendo e a razão que está desencadeando esses efeitos. Apenas compreendendo o contexto maior em que esses sintomas aparecem é que se pode delimitar o que pode ser normal e o que está gerando um sofrimento acima do que é confortável.

No seu caso, isso parece estar gerando sofrimento e o incomodando. Buscar um psiquiatra e/ou psicólogo para melhor avaliar o que está passando com você pode ser uma forma de reduzir os sintomas que sente e melhorar sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado.

Ansiedade e depressão são condições médicas sérias e comuns, e é muito positivo que você esteja monitorando sua saúde através de exames médicos. É importante que você saiba que não sou médica,sou psicóloga.

Dores no braço esquerdo, pescoço e tórax podem ser alarmantes porque são frequentemente associadas, na mente das pessoas, a problemas cardíacos. No entanto, há muitas outras possíveis causas para esses sintomas, e é encorajador que seus exames cardíacos tenham dado normais. Aqui estão algumas possibilidades que podem ser relevantes para sua situação:

Ansiedade: A ansiedade, particularmente quando é severa, pode levar a sintomas físicos, incluindo tensão muscular que pode causar dor em várias partes do corpo, incluindo o pescoço, ombros e peito. A ansiedade também pode levar a sintomas como palpitações cardíacas, falta de ar e dor no peito, que às vezes são confundidos com sintomas de um ataque cardíaco.

Depressão: A depressão não apenas afeta sua saúde mental, mas também pode ter efeitos no corpo. Algumas pessoas com depressão experimentam dor crônica.

Estresse Muscular ou Tensão: Estresse ou tensão muscular, que pode ser exacerbado por ansiedade ou estresse, é uma causa muito comum de dor no pescoço, ombros e costas.

Outras Causas Médicas: Há muitas outras condições médicas que podem causar dor no peito, pescoço ou braço.

Efeitos Secundários de Medicamentos: Alguns medicamentos, incluindo aqueles usados para tratar a depressão e ansiedade, podem ter efeitos colaterais que incluem dor.

É importante destacar a necessidade de consultar um médico sobre esses sintomas, especialmente se eles são novos, estão piorando ou estão afetando sua capacidade de funcionar normalmente. Um médico pode fazer uma avaliação completa, que pode incluir um exame físico, revisão de sua história médica e possivelmente mais testes, para determinar a causa de seus sintomas e o melhor curso de tratamento.

Além disso, se você não está atualmente em tratamento para sua ansiedade e depressão. Existem tratamentos eficazes disponíveis, incluindo medicação e psicoterapia, que podem ajudar a aliviar tanto os sintomas emocionais quanto físicos.Fale com seu Psicólogo(a) ou busque um, caso não faça terapia.

Olá! Imagino que seja difícil estar sentindo tudo isso...mas vamos lá! É sempre importante avaliar junto com o seu médico, todas as opções de exames, para lhe dar uma visão o mais ampla possível sobre o que pode estar acontecendo a nível fisiológico. Contudo, é importante compreender o que pode estar acontecendo contigo a nível emocional e experiencial. A psicologia pode te ajudar a passar por esse processo, ou mesmo, compreender algumas situações e queixas que geram, por exemplo, ansiedade ou estresse no seu dia a dia. A dor física pode ser um indício de que é preciso parar e entender o que está acontecendo com "você inteiro", não apenas com seu corpo. Caso deseje, fico à disposição para te acompanhar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Sim, é normal dentro de transtornos de ansiedade. Significa que você não esta dando conta do seu emocional e seu corpo esta mostrando sintomas, sofrendo com isso. Sugiro buscar tratamento psicológico ou psicoterapia para entender o que esta acontecendo e poder mudar este quadro de forma assertiva e menos sofrido com a ajuda de um profissional.
Olá, tudo bem? Ansiedade e depressão são transtornos comumente associados quando analisados, bem como alguns sintomas sentidos pela pessoas que não necessariamente são perceptíveis por exames como possivelmente seja seu caso ( de qualquer forma é importante a busca por profissionais da área da medicina também), porem acredito que sejam sintomas que lhe estejam causando incomodo assim como a condição atual que você se encontra, bem acredito que se você procurar um psicólogo, quem sabe somado a um psiquiatra, para que você consiga trabalhar as problemáticas que lhe causam sofrimento da melhor forma possível. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Após investigar a parte física e não encontrar nenhuma causa, pode-se considerar o emocional como provocador dos sintomas. A ansiedade pode ocasionar esses sintomas. Para minimizar e até mesmo eliminar, torna-se necessário a realização da psicoterapia e, em alguns casos, o uso do medicamento prescrito pelo médico psiquiatra. A medicação irá atuar nos sintomas, enquanto a psicoterapia irá proporcionar o tratamento na causa, identificando os gatilhos da ansiedade, os pensamentos distorcidos relacionados a ansiedade e depressão, bem como o ensino de técnicas para controlar os sintomas da ansiedade. Procure um psicólogo para ajudar a superar esse momento.
Olá, tudo bem?
A dor é uma das sensações mais temidas
pela maior parte das pessoas. É também um
importante sinal de alerta de que algo não
vai bem no sistema fisiológico, que desencadeia na maioria dos indivíduos respostas aversivas e estressantes ao se defrontarem com ela. Após a investigação que vc fez, é interessante compreender que a dor, por seu caráter subjetivo, pode ser compreendida de forma diferente por
cada indivíduo. Na avaliação do paciente portador de
dor crônica, se esta ocorre em decorrência
de um quadro depressivo, observam-se mais
sintomas somáticos: antecedentes pessoais
ou familiares de depressão maior, variação
da intensidade da dor, sintomas
neurovegetativos concomitantes e alívio da
dor em resposta ao tratamento com antidepressivos, Investigue essas questões também. Se precisa de ajuda, estarei a disposição. Abraço!
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Dores são sinais e indicativos que algo não vai bem e não é normal no ponto de vista de saúde, é um alerta.
Se você já tem o diagnóstico de Ansiedade e Depressão e se já fez os exames cardiológicos que apresentou bom resultado, então devemos refletir:
1) Quando estes sintomas aparecem?
2) Você já faz tratamento de Depressão e/ou Ansiedade?
Caso queira falar mais do assunto ou até iniciar um processo psicológico e psicoterapêutico, fico a sua disposição.
Olá! Ansiedade e depressão geralmente estão associados um ao outro. Você já procurou um médico para investigar esses sintomas físicos? Em caso positivo, busque a avaliação de um psiquiatra e faça psicoterapia para cuidar das suas questões emocionais. Quando não estamos bem psiquicamente, isso pode refletir na nossa saúde física, pois mente e corpo estão ligados intimamente. Fique bem!
Respondendo objetivamente sua pergunta, normal, não é! Mas, sim, é muito comum observar dores no corpo, quando estamos tratando da depressão e ansiedade associadas. Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Tudo o que desacomoda, que trás sensações desagradáveis sejam fisiológicas ou emocionais, é indicativo de que algo não está bem. Busque auxílio para o manejo dessas situações e procure sempre pelo bem-estar. Existem muitos tipos de tratamentos que podem auxiliar nessa situação.
Oi, tudo bem? Nós somos seres Bio Psico Sociais. E é esperado que estes três pontos estejam bem para que estejamos bem também. Se um deles não está de acordo, os outros dois vão dar sinais.. Se já foi ao médico, e problemas de ordem biológica foram descartamos, vamos pensar nos outros dois pontos?
É característico de processos de ansiedade sentir sintomas físicos, como por exemplo os que você citou. Se causas físicas foram descartadas, é importante buscar psicólogo e psiquiatra.
Boa noite! Entendo que esses sintomas possam ser preocupantes e gerar ansiedade adicional. É positivo que você tenha realizado exames cardiovasculares e obtido resultados favoráveis. No entanto, é essencial abordar essas dores de forma holística, considerando não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. As dores no braço esquerdo, pescoço e às vezes no tórax podem ser sintomas comuns associados à ansiedade e depressão. Quando estamos ansiosos ou deprimidos, nosso corpo pode manifestar sintomas físicos, como tensão muscular, dor e desconforto. Recomendo que você busque um tratamento para ansiedade e depressão com a psicoterapia, e também considere procurar um médico para avaliar essas dores. É importante descartar qualquer problema físico subjacente, enquanto também cuida do estresse emocional que pode estar contribuindo para esses sintomas. Espero ter ajudado, fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!