Fiz tratamento com 50mg para ansiedade ha 2 anos atras e tinha melhorado e desmamado. As crises volt

3 respostas
Fiz tratamento com 50mg para ansiedade ha 2 anos atras e tinha melhorado e desmamado. As crises voltaram há 1 mes, e fui orientada a tomar a mesma medicação, como não melhorou totalmente em 30 dias, a medica aumentou para 100mg, contudo estou com insônia e não consigo dormir sem alprazolam. Essa insônia vai passar ou é efeito colateral da medicação?
É comum ter insônia depois de aumentar a dose de antidepressivos como a sertralina. Esse efeito colateral costuma aparecer nas primeiras semanas e geralmente melhora entre 2 e 6 semanas conforme o corpo se adapta. Por isso, é provável que sua insônia seja temporária e resultado do aumento para 100 mg. O uso de alprazolam pode ser necessário por um curto período até a medicação estabilizar, mas não deve ser mantido por muito tempo.
Procure sua médica se a insônia continuar intensa após algumas semanas ou se a ansiedade piorar muito.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É relativamente comum que, ao retomar o tratamento ou aumentar a dose do antidepressivo, algumas pessoas apresentem efeitos colaterais temporários, como insônia, aumento da ansiedade inicial ou alteração do padrão de sono.
Isso costuma acontecer especialmente nas primeiras semanas após o ajuste da dose.
ola!a insonia pode ser sintoma primario da ansiedade quando aparece e piora junto com elaborem também pode ocorrer comoefeito colateral, geralmente transitório,dos psicofarmacos,as vezes atemesmo dos que em tese serviriam para induzir o sono.Vale a insistência muitas vezes pois geralmente é efeito transitório e alivia em poucos dias porem caso nao sinalize melhora converse com seu medico para ver a possibilidade de troca

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.