Fiz uma artrodese coluna sacro lombar com 6 parafuso, porém foram fixados apenas 5, visto a possibil
Fiz uma artrodese coluna sacro lombar com 6 parafuso, porém foram fixados apenas 5, visto a possibilidade de lesão em um deles. Fiz a recuperação, realizando exercícios após seis meses de Pilates e Hidro, no geral me sinto bem e sem muitas dores , agora perto de completar 02 anos da cirurgia, fiz um RX Dinâmico com flexão lateral e, qual foi minha surpresa, um parafuso direito esta quebrado. O meu médico disse que não tem qualquer alteração e que está tudo bem apesar da fratura no parafuso, indicando inclusive que continue a fazer atividades físicas e natação e hidro. Tenho que ficar preocupado? Devo ver opinião de outro especialista. Quebra do parafuso é normal? posso ficar assim se não tenho dores e limitações de andar etc?
7 respostas
SE O SISTEMA EM SI, NÃO ESTA GERANDO DOR OU DEFCT NEUROLOGICO. UMA BOA MEDIDA É NÃO MEXER. SE OUVER SINTOMATOLOGIA EM QUE SE EVIDENCIA QUE A DOR É POR INSTABILIDADE OU PELO PROPRIO PARAFUSO, SE TORNA OUTRA HISTORIA
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Ola, se a fratura do parafuso nao mostra sinais de instabilidade em exames de imgens para investigar movimentacao no segumento, e porque esta estavel. se voce nao tem queixas ou limitacoes, nao acho que tenha que fazer nada por enquanto, precisa acompanhar o caso com exame fisico e de imagem de tempo em tempo. a fratura do parafuso pode ter ocorrido ha mais tempo, por mecanismo de micromovimentacao por alguma instabilidade e tendo ocorrido a fratura o sitema "acomodou" e "estabilizou" desse jeito. Mas de qualqur modo voce precisa conversar com seu medico sobre o assunto e seguir acompanhando. abracos
Se o paciente não sente dor e na radiografia dinâmica não há sinal de instabilidade da coluna, pode continuar o exercício.
Um parafuso quebrado não representa um perigo, nem necessidade de reoperação. Depende de cada caso. Se vc está se sentindo bem, e já fazendo seus exercícios sem dor... deixe o parafuso quebrado lá!
Deve verificar se não há sinais de instabilidade ou pseudoartrose no procedimento realizado. Agende sua consulta para melhor tratamento.
Boa tarde! Fico feliz que esteja se sentindo bem e ativo após a artrodese. A quebra de um parafuso pode acontecer, principalmente se a fusão óssea foi bem-sucedida e a carga deixou de ser totalmente sustentada pelo implante. Nesses casos, o corpo já está “trabalhando sozinho” e o parafuso quebrado não traz risco imediato. Se você não tem dor, não perdeu mobilidade e está estável, em muitos casos não é necessário retirar ou trocar o material. Mas entender sua preocupação é super válido — uma segunda opinião pode trazer segurança e confirmar se está tudo certo mesmo. Se quiser, fico à disposição pra avaliar seu caso com cuidado, seja presencialmente ou por telemedicina!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.





