Fiz uma ressonância magnética de atm. O resultado mostrou q meus discos articulares nao tão na posição

5 respostas
Fiz uma ressonância magnética de atm. O resultado mostrou q meus discos articulares nao tão na posição correta e n há recaptura ao fechar a boca. Além disso tenho um pouco de líquido nesta região e uma pequena alteração de forma em um dos condilos. Posso fazer a ortognatica mesmo assim?
O deslocamento do disco sem redução pode ser resolvido durante a cirurgia ortognática. Entretanto certifique-se que o cirurgião Bucomaxilo tem experiência em cirurgia da articulação (ATM) concomitante a ortognática.

Alguns profissionais, mais conservadores, podem sugerir a cirurgia da ATM em um segundo momento. Mas esta conduta pode aumentar os transtornos da articulação e gerar má oclusão no futuro.

A minha opinião é a realização das duas cirurgias no mesmo momento.

Atenciosamente,

Gustavo Campos

A cirurgia de ATM é sempre indicada após avaliação criteriosa e associação com os sinais clínicos, ou seja, os sintomas que o paciente apresenta e sua queixa. Caso seja realmente indicado podemos fazer a plicatura de disco associada à viscossuplentação (complementação do líquido articular) via acesso endoaural ( sem cicatrizes aparentes). Pode ser realizada concomitantemente com a ortognatica, antes ou depois, dependendo da indicação.
O descolamento de disco sem redução pode ser resolvido com uma cirurgia na ATM em conjunto com cirurgia ortognática.
Procure um cirurgião buco-maxilo-facial para melhor avaliação do seu caso.
Atenciosamente
Frederico Carnevale
Falando mais da questão discal... Com o tempo, o avanço do disco sem redução muitas vezes faz o organismo adaptar-se fazendo o que algumas literaturas referem como pseudo-disco (lâmina retrodiscal adaptada). Dependendo do tempo e da adaptação vários fatores precisam ser analisados como:
- A condição é Assintomática (apresenta dor)?
- Imagem tomográfica apresenta degenerações ósseas?
(osteófitos, erosões ósseas, etc...)
A tomada de decisão para cirurgia de fixação de disco pode seguir essa direção.

Sobre a C. Ortognática normalmente não visa resolver tais fatores de disco, portanto a princípio pode ser realizada.

Digo aos pacientes que cada caso é um caso, e a avaliação criteriosa é sempre particular e única.
Sim. Mas é preciso ter consciência que a cirurgia não se propõe a solucionar a doença articular. Ainda que possa trazer benefícios nestes sentido.
Uma avaliação criteriosa deve ser realizada para avaliar a necessidade de outros tratamentos coadjuvantes.