Fiz uma vitrectomia dia 23/03/18, estou com uma catarata avançada. Passei com um oftalmo especialista

3 respostas
Fiz uma vitrectomia dia 23/03/18, estou com uma catarata avançada. Passei com um oftalmo especialista em catarata, que avaliou o meu caso e me encamanhou pra outro que é especialista também em retina. Ele disse que é mais seguro, pois pode acontecer algo com a retina no devorrer da cirurgia. Procede?
Bom dia. Um paciente que fez vitrectomia pode desenvolver catarata simplesmente por ter sido feita a primeira cirurgia, como complicacao secundaria, ou tambem por toque na capsula posterior do cristalino. Nessa segunda possibilidade pode ter maior chance de rotura de capsula posterior na cirurgia de catarata. Porem nas maos de um cirurgiao de catarata experiente, nao ha a necessidade, num primeiro momento, de um cirurgiao de retina junto. Espero ter ajudado. Boa cirurgia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Uma catarata muito madura e com determinadas características particulares pode sim ter uma chance maior de complicação incluindo as que possam requerer atuação de cirurgião de segmento posterior ( retina ).
Dr. Fernando Zeitounian
Oftalmologista
São Paulo
Boa tarde. A cirurgia de catarata em pacientes previamente submetidos a cirurgia de retina é mais difícil e pode haver complicações que um cirurgião de retina poderá lidar com mais propriedade. Concordo com seu médico. Boa cirurgia.

Especialistas

André Romano

André Romano

Oftalmologista

Americana

Bruno de Queiroz Alves

Bruno de Queiroz Alves

Oftalmologista

Macapá

Alexandre Rosa

Alexandre Rosa

Oftalmologista

Santana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 83 perguntas sobre Vitrectomia Anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.