Fobia social causa desatenção mesmo quando a pessoa não está ansiosa/nervosa para interagir? (exempl

13 respostas
Fobia social causa desatenção mesmo quando a pessoa não está ansiosa/nervosa para interagir? (exemplo: em casa fazendo algo) Minha psicóloga acha que tenho fobia social e disse que minha desatenção (o que eu falei pra ela que achava que podia ser tdah) podia estar sendo causada pela fobia social... Mas mesmo sem ela estar "atacada" posso ter desatenção?
A desatenção esta diretamente relacionada aos nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos. Por mais que possa aparentar que você não esta ansiosa ou nervosa, dependendo do que você está pensando ou fazendo naquele momento o seu cérebro pode produzir sim um alerta e acabar fazendo você ficar desatenta, perder o foco. Temos muitos pensamentos inconscientes que não necessariamente percebemos e que também estão nos causando uma ansiedade interna, não tão perceptível. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta

A " desatenção" nem sempre é um sintoma apenas do Transtorno de Déficit de Atenção. Pode ser consequencia de muita ansiedade, preocupação com algo ou até decorrente de uma depressão por exemplo. Seria importante a investigação na terapia( para descartar essa hipótese de TDA) de outros sintomas junto com a desatenção como a dificuldade de planejamento e execução das tarefas , perdas de objetos , impulsivade etc .Caso haja essa hipótese , um encaminhamento para a psiquiatra seria interessante no tratamento.
Independente dos rótulos, há uma causa base para os desequilíbrios apresentados. Falta de atenção e fobia social são sintomas de uma desordem interna, o tratamento mais efetivo envolve identificar qual é a desordem e tratá-la, por reflexo os sintomas desaparecerão.
Olá! Tanto o transtorno de ansiedade quanto o TDAH prejudicam a concentração, levando à distração, à falta de atenção. É preciso avaliar quais são os outros sintomas existentes, o contexto em que se apresenta, além de todo seu histórico. Muitos sintomas são comuns em ambos os transtornos, especialmente no tocante a falta da atenção, concentração e memória. A diferença não está na manifestação da desatenção, mas na contextualização desse sintoma. Espero ter ajudado! Abraço!
boa tarde! É importante ficar atento a sua rotina do dia a dia, pois existe um limite para o quanto conseguimos manter nossa atenção (com treinamentos podemos aumentar esse limite). dito isto, após um tempo muito longo fazendo uma atividade é importante descansar um pouco. O método Pomodoro é um bom método se você precisa prestar atenção em uma atividade por muito tempo. Mas se por acaso você não alterou nada drasticamente em sua rotina (sono, atividades, alimentação) é importante o acompanhamento de um profissional da área.
Bom dia a falta de atenção pode esta relacionada ao pensamento, emoções ou sentimento, quando estamos por exemplo estressados ou nervosos perdemos o foco e não conseguimos produzir o que poderíamos produzir em outra situação. Um exemplo é uma chave que não encontramos e estamos atrasados e isso deixa nos deixa nervoso e de forma nenhuma achamos a chave quando esse nível de estresse diminui achamos o objeto. e mister salientar que nem sempre percebemos quando estamos, ansiosos ou estressados, geralmente percebemos quando já esta em um estado perceptível
A relação entre esses diagnósticos e o sintoma por você citado, de dificuldade de atenção, estão sim relacionados. Na fobia social está presente intensa ansiedade diante da exposição ao contato social, essa ansiedade excessiva ou patológica interfere na atenção e também na memória. Além de trazer sofrimento em outros âmbitos ou áreas da vida de uma pessoa.
A fobia social está relacionada também as questões de autoestima. Faz-se relevante investigar o historico de vida e de personalidade para estabelecer um plano de tratamento que possibilite a resolução de problemas a partir da causa do sofrimento.
Busque um neuropsicólogo para uma avaliação mais precisa.
Olá! Seria interessante conversar com sua psicóloga já que você passa por terapia. Te falar algo aqui, sem mais detalhes, e com um profissional te acompanhando seria imprudente!
Sim, é possível que a fobia social cause desatenção mesmo quando a pessoa não está ansiosa ou nervosa para interagir. Isso acontece porque a fobia social pode levar a uma preocupação excessiva com o julgamento dos outros e com a possibilidade de cometer erros ou passar vergonha, mesmo em situações cotidianas. Essa preocupação pode interferir na capacidade de concentração e atenção da pessoa, mesmo quando ela está sozinha ou realizando tarefas simples. É importante que você continue conversando com sua psicóloga sobre seus sintomas e preocupações para que ela possa te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com isso.
No geral a fobia social pode sim causar desatenção, mas nas situações nas quais você teria que enfrenta-la, nesse caso em específico que você relatou, pode ter algo a ver com as origens da fobia e das crenças relacionadas. Como já mencionado pelos colegas, é importante avaliar isso junto a sua terapeuta, buscar um diagnóstico consistente para tratar o problema da forma mais assertiva possível.
Olá, a desatenção pode ser um sintoma do TDAH, mas a falta atenção, ou a dificuldade em manter o foco pode estar relacionada a muitas coisas além de transtorno mental, por exemplo, altos níveis de estresse, cansaço, ansiedade, privação de sono etc. não temos sempre os mesmos níveis de atenção, e isso é normal, é interessante que você faça uma avaliação e investigue mais a fundo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!