Fui diagnosticada com pitiríase a 6 anos, passei 2 anos com as lesões e espontaneamente elas sumiram

6 respostas
Fui diagnosticada com pitiríase a 6 anos, passei 2 anos com as lesões e espontaneamente elas sumiram, agora depois de 6 anos elas estão reaparecendo. Isso pode acontecer? Posso ter a doença mais de uma vez?
Olá, bom dia ! A pitiriase versicolor tem natureza genética e tem fatores ambientais que favorecem recidivas dos quadros. Então, mesmo tratando adequadamente algumas pessoas terão recidiva das crises. Espero ter esclarecido. Dra Priscila Trigueiro

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. A recidiva é comum.
Se for Pitiríase Rósea também pode recorrer.
Procure o dermatologista para confirmar seu diagnóstico!
Concordo com a Dra. Flavia Amorim, pois pode ser Pitiriase Versicolor que é causada por fungo. Favor procurar um dermatologista em sua cidade que vai confirmar até por exame micológico e tratar convenientemente.
Olá! Tudo bem? Então: existem diferentes doenças que começam com 'pitiríase". Pode ser pitiríase versicolor, pitiríase alba ou pitiríase rósea, por exemplo. Todas estas que citei anteriormente, podem apresentar recidivas/recorrências. É importante que você procure um dermatologista para definir seu diagnóstico e para definir um plano terapêutico adequado para seu caso. Melhoras!
Se tem uma dermatose com diversos nuances ela se chama pitiríase versicolor. Primeiro que se ela apresenta com manchas escuras em algumas pessoas, e na maioria com placas esbranquiçadas, alcançando grandes áreas do corpo. Além disso, há casos que as manchas brancas se assemelham a uma outra patologia chamada vitiligo.
Deste modo é bom valorizar e investigar adequadamente essa dermatose com exames.
Fazer medicação prescrita pelo médico dermatologista. Evitar a indicação de amigos ou pessoas leigas, e o uso de comprimidos para fungos por conta própria.
Sobre o caso apresentado na publicação não acredito que a micose tenha tido remissão espontânea. De concreto mesmo ela é de tratamento demorado e necessita de orientação profissional completa além dos cremes e comprimidos.

Especialistas

Priscila dos Santos Costa

Priscila dos Santos Costa

Dermatologista

São Paulo

Karina Lopes Morais

Karina Lopes Morais

Dermatologista

Natal

Camila Medeiros

Camila Medeiros

Dermatologista

Petrolina

Camila Fialho

Camila Fialho

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 30 perguntas sobre Pitiríase Liquenóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.