Fui diagnosticada com Síndrome de Sjogren, e a reumatologista me passou um medicamento a base de pre

2 respostas
Fui diagnosticada com Síndrome de Sjogren, e a reumatologista me passou um medicamento a base de prednisona e cloroquina, mas tomo uma dose de 5mg/dia; de um tempo pra cá, as glândulas parótida estão inchadas dos 2 lados, pode ser do medicamento ou pode uma inflamação? Não tenho saliva. Qual profissional devo procurar agora?
Síndrome de Sjögren também conhecida por exocrinopatia autoimune, síndrome seca, ou sicca, é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela infiltração de linfócitos (um dos tipos de glóbulos brancos) nas glândulas exócrinas, aquelas que secretam fluidos para fora do corpo ou para dentro de uma cavidade do organismo. Em geral, os primeiros tecidos afetados são as células epiteliais das glândulas salivares e lacrimais. A queda na produção de saliva e de lágrimas provoca secura nos olhos e na boca, o sinal mais comum da doença. Os principais sintomas da síndrome são xeroftalmia (olhos secos) e xerostomia (boca seca) acompanhadas de algumas manifestações articulares. A
ausência de saliva em níveis adequados dificulta a mastigação e a deglutição dos alimentos, provoca alterações no paladar e no olfato, favorece o aparecimento de cáries que podem levar à perda dos dentes e de infecções na boca principalmente por fungos. A xerostomia também afeta a fala e pode provocar inchaço nas glândulas parótidas. Marque uma consulta com seu Reumatologista para dar seguimento ao tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
O inchaço das glândulas parótidas pode estar relacionado tanto à própria Síndrome de Sjögren quanto a uma inflamação ou infecção das glândulas salivares; o uso de prednisona e cloroquina não costuma causar inchaço direto das parótidas, mas pode influenciar a imunidade. O ideal é procurar um **otorrinolaringologista** ou um **estomatologista** para avaliação das glândulas salivares, exames de imagem e tratamento adequado, mantendo o acompanhamento com a reumatologista para ajustes do tratamento da doença de base.

Especialistas

Graciana Guerra David

Graciana Guerra David

Médico clínico geral, Endocrinologista

Montes Claros

Mariana Schwab

Mariana Schwab

Endocrinologista

Nova Venécia

Fábio Motta

Fábio Motta

Médico clínico geral

Salvador

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Ana Paula Melo Campos

Ana Paula Melo Campos

Endocrinologista

São Bernardo do Campo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Doenças Parotídeas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.