Fui diagnosticada com transtorno bipolar esse ano, o que me deixou muito impactada. quero saber qual

15 respostas
Fui diagnosticada com transtorno bipolar esse ano, o que me deixou muito impactada. quero saber qual é o impacto do transtorno bipolar na vida cotidiana e nas relações interpessoais? alguém consegue me ajudar?
Olá!

O transtorno bipolar pode afetar a maneira como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Isso inclui como eles agem quando estão em um relacionamento romântico ou outros tipos de relacionamentos. Gerenciar o tratamento e aprender sobre a doença pode ajudar em parcerias de longo prazo.

Pessoas com transtorno bipolar passam por períodos de humor extremamente alto ou baixo. Estes são chamados de episódios maníacos (ou hipomaníacos) e episódios depressivos. O tratamento certo pode ajudar muitas pessoas com transtorno bipolar a manter relacionamentos saudáveis.

Lembre-se, não se deve "rotular" por conta de diagnósticos! Carregue sua vida como pessoa e não como "rotulado com bipolaridade".

Uma pessoa com transtorno bipolar pode ter relacionamentos saudáveis. Ter um diagnóstico de transtorno bipolar não significa que uma pessoa terá problemas de relacionamento. No entanto, se uma pessoa não receber tratamento eficaz, os sintomas do transtorno bipolar podem causar tensão nos relacionamentos.

- Psicólogo, Lucas Schreiber da Silva
(@psi.lucasschsc)

Oi, como você está? Em primeiro lugar, ter um diagnóstico psiquiátrico não deve ser entendido como um rótulo. O diagnóstico é uma descrição da sua sintomatologia e anuncia um prognóstico (a evolução esperada do transtorno), para o seu caso. Cada pessoa vai ter uma especificidade multipla de expressões. A bipolaridade fala de uma dinâmica emocional de extremos (muito feliz/muito triste), é importante que você idenftifique como a sua dinâmica funciona para que consiga agir sobre ela. Um diagnóstico não é empecilho para se relacionar, ter uma vida saudável e realizada, é importante que você faça acompanhamento psicológico e psiquiátrico para aprender a lidar com a sua dinâmica emocional. Me coloco à disposição, caso queira conhecer mais o meu trabalho @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Querido sinto muito por está preocupada com o diagnóstico, a primeira coisa é você procurar ajuda de um psicólogo, você pode viver muito bem entendendo seu funcionamento e talvez não precise de medicação.
Não se rotule, isso que menos importa e talvez não seja bem isso.
Transtorno bipolar tem altos e baixos as vezes mais depressivo ou mais maníacos se não controlado a pessoa pode ter uma serie de prejuízos pessoais ou sociais, mas com tratamento é possível você viver com uma vida tranquila e com bem estar.
Querida estou a aqui se precisar @catiucia.ferreirapsi
Olá!
Entendo sua preocupação, ela é válida.
Porém com um tratamento adequado, que inclui tratamento psicologico e psiquiátrico, terá poucos impactos.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Oie!
Primeiro eu não imagino o quando isso deve ter deixado você perdida com medo entre outras sensações, diagnóstico sempre afetam nossas vivências pois eles vem carregados de estigmas, estereótipos, mas você é além disso! Esse diagnóstico com medicação correta e acompanhamento terapêutico fara de você uma nova pessoa, pois agora as emoções disfuncionais poderão ser reguladas e trabalhadas. Te faço uma pergunta quem é você além desse diagnóstico? Se está se sentindo perdida vem pra terapia comigo que descobrimos juntas.
Lamento ouvir que tenha sido diagnosticada com transtorno bipolar, mas não é o pior dos mundos ok ? É normal que esse diagnóstico possa causar impacto emocional e trazer muitas perguntas. O transtorno bipolar é uma condição de saúde mental que afeta o humor, causando oscilações entre episódios de mania (euforia, hiperatividade) e episódios de depressão (tristeza profunda). O impacto do transtorno bipolar na vida cotidiana e nas relações interpessoais pode variar de pessoa para pessoa, mas existem algumas considerações que podem ser vistas em psicoterapia. Com o autoconhecimento você vai aprender a reconhecer os sinais de mudanças de humor e tomar medidas precoces para lidar com eles é importante. O desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, como a gestão do estresse e a regulação de rotinas, pode ser útil.
Olá. Alguns pontos necessitam de avaliação: a sua visão sobre si mesma mudou? Se sim. Quais pontos do seu olhar pra si foram modificados? Como você percebe suas relações antes e depois do diagnóstico? Percebe alguma mudança no cotidiano? Essas são algumas das questões sobre as quais te aconselho a refletir, pois um diagnóstico na grande maioria das vezes vem carregado de estigmas e preconceitos e quando digo preconceitos não é somente no sentido hostil da palavra, mas também no sentido de conceitos preestabelecidos sobre o transtorno. É claro que as orientações do seu psiquiatra devem ser seguidas à risca para sucesso do tratamento e maior qualidade de vida, porém não deixe de lado suas individualidades, busque um psicólogo/ psicanalista para que você tenha um espaço de escuta e acolhimento. Caso tenha maioria dúvidas ou queira marcar uma entrevista estou à disposição.
Na verdade , temos que avaliar como se deu esse diagnóstico. Visto , que para nós psicanalista um diagnóstico é somente um direcionamento para condução do tratamento. Na verdade acredito que nenhum diagnóstico pode definir um sujeito …. Tudo vai depender de como lidamos e vivenciamos os acontecimentos!
O que vc deve é procurar ajuda de um bom profissional….
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 100
Olá, bom dia.
No Transtorno Bipolar (BP) o humor assume "vontade própria", deixando de responder adequadamente ao que seria esperado. É um distúrbio que se caracteriza pela alternância severa de humor ao longo da vida.
É uma instabilidade, que pode levar a momentos de enorme euforia, agitação e hiperatividade e, em seguida, a momentos de fadiga, depressão profunda e grande perda de energia.
O Transtorno Bipolar também é conhecido como doença maníaco-depressiva, e existem quatro tipos básicos, que podem variar entre intensidade leve, moderada ou grave. Todos os tipos envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade do indivíduo.
Diferente das mudanças de humor que acontecem com uma causa específica e identificável, nos casos de bipolaridade essas alterações do humor são súbitas, mas duradouras, sempre associadas a mudanças do nível de energia ou do comportamento, comprometendo inclusive a habilidade da pessoa de lidar com as tarefas mais simples do dia a dia.
O tratamento psicológico e psiquiátrico são indispensáveis para as pessoas com Transtorno Bipolar. O diagnóstico correto e o tratamento adequado fazem enorme diferença na qualidade de vida e no controle do distúrbio, recuperando algo precioso, que todo mundo precisa para viver bem: equilíbrio e autoconhecimento.
Conte comigo neste processo!
Olá, se o diagnóstico foi feito com critério você provavelmente precisará combinar terapêuticas no tratamento. Trata-se de um transtorno afetivo cuja labilidade acentuada do humor é a principal característica. A afetividade é uma função psíquica muito importante na regulação das relações interpessoais. Sua preocupação é pertinente! É bastante provável que as oscilações de humor interfiram na forma como você percebe os enfrentamentos em especial com pessoas mais próximas. As relações que envolvem desempenho também sofrem com o transtorno, sobretudo na fase depressiva. É comum confundir a excentricidade da fase maníaca com alegria, boa vibe, etc.. nossa sociedade tende a hipervalorizar a "produtividade maníaca" alheia, muitas vezes, aos seus prejuízos (endividamento, abuso de substâncias psicoativas ou sedativas...). O "pico" maníaco é de fácil diagnóstico para profissionais que sabem o que estão vendo. O tratamento padrão combina estabilizadores de humor, antidepressivos e, em alguns casos, outra classe de medicamentos; ex, olanzapina, clozapina, etc... O trabalho psicoterápico associado ao tratamento psiquiátrico, favorece a reorganização da rede semântica, ou seja, da forma como o paciente interpreta as consequências externas e internas que o transtorno produz. Infelizmente, o preconceito ainda interfere no diagnóstico e tratamento. Certa vez uma paciente me perguntou se conseguiria ter uma vida 'normal' sendo bipolar. Respondi em dois tempos; não sei o que é vida normal e assim como uma perna não corresponde à totalidade do corpo, um conjunto de sintomas não corresponde à totalidade do ser de uma pessoa. Portanto, vida possível é melhor do que vida normal! Desejo sorte e me coloco à disposição. Abc!
Olá! Lamento que esteja se sentindo muito desconfortável neste momento. Antes de mais nada, é muito importante lembrar que o diagnóstico, seja de Transtorno Bipolar (TP), seja qualquer outro transtorno, não define ou rotula todos os seus comportamentos, sentimentos e pensamentos. Os diagnósticos servem como uma forma de descrever uma série de sintomas esperados em um número de pessoas. É importante de se lembrar disso para que você não se sinta tão impactada/envergonhada pelo diagnóstico em si. Sobre o TB, é uma condição que exige atenção e compromisso para o tratamento e manejo no dia-a-dia. O TB é caracterizado por flutuações progressivas entre o humor muito baixo e o humor muito elevado. Tanto os períodos de depressão como de euforia/mania podem afetar seu cotidiano e suas relações, uma vez que geram mudanças de pensamento, emoção e comportamento. Isso não significa que sua vida mudará inteiramente por conta do TB, mas significa que provavelmente você terá que fazer ajustes para obter bem-estar e não sofrer a longo prazo. O tratamento para o TB envolve o trabalho conjunto de psiquiatra e psicólogo. O uso da medicação é muito importante para a regulação do humor a longo prazo. Por outro lado, a psicoterapia ajuda a monitorar, compreender e regular as emoções, pensamentos e comportamentos deprimidos/eufóricos. O tratamento envolve vários aspectos, mas um dos principais é a psicoeducação (aprender mais sobre o transtorno, seus sintomas e o curso do desenvolvimento), monitoramento de humor (aprender a registrar o humor com o passar dos dias, identificar sinais de mudanças de humor no corpo e na mente) e regulação emocional (desenvolver habilidades para lidar mudanças de humor e cultivar emoções, pensamentos e comportamentos saudáveis). Para isso tudo, é essencial o apoio de profissionais, especialmente no início do tratamento. Dessa forma, o TB pode tornar-se apenas uma parte de quem você é, sem necessariamente ser dominada por ele. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá,
O diagnóstico em si é apenas a forma de nomear um conjunto de sinais/sintomas que a pessoa apresenta. É um jeito de comunicação entre especialistas. Assim, mais importante do que o nome dado (Transtorno Bipolar) são os comportamentos, os sentimentos, as emoções que você tem vivenciado. Estando sob acompanhamento psicológico e, se necessário, médico, o impacto na vida cotidiana e nas relações interpessoais será menor do que antes do diagnóstico. Faça psicoterapia, se necessário, use a medicação e se prepare para se relacionar e viver melhor que antes. Não dê ao diagnóstico valor maior do que ele tem.
Olá, como vai você? Entendo a preocupação ao receber um diagnóstico, mas entenda ele como um nome que está sendo dado aos comportamentos, emoções e reações que você já apresenta. Por mais que o nome (Transtorno Bipolar) seja o mesmo para várias pessoas, cada uma irá manifestar comportamentos diferentes. As flutuações de humor (característica predominante desse diagnóstico), serão diferentes para cada um. Você pode observar como reage de forma diferente às situações, a depender do seu humor (depressivo ou eufórico, se for o caso), como as suas relações são afetadas diante dessas alterações. Lembre-se que a maior importância em se ter um transtorno diagnosticado é a de poder encontrar o tratamento adequado para o seu caso, pois assim como um antiácido não é indicado para dor de cabeça, questões mentais/emocionais diferentes necessitam de tratamento especializado e individualizado, com o objetivo de manejar os comportamentos que mais têm causado dificuldades e prejuízos. Espero que encontre a ajuda que precisa e me coloco a disposição.
Psi. Karen Paiva
@psikarenpaiva
O transtorno bipolar pode causar flutuações de humor, energia e comportamento, afetando a vida diária e as relações interpessoais. Na terapia cognitivo-comportamental, desenvolvemos estratégias para gerenciar sintomas, promover relacionamentos saudáveis e alcançar uma vida plena e satisfatória, apesar dos desafios enfrentados. Por meio dessa abordagem, é possível aprender a lidar com os sintomas e construir uma vida significativa e gratificante.
O diagnóstico não deve ser encarado como uma sentença final para uma vida saudável.
O diagnóstico não é uma sentença. A sua qualidade de vida vai depender muito mais de você . O diagnóstico em si vai te explicar alguns padrões de comportamento/pensamento e também pode explicar algumas dificuldades que você pode enfrentar.

É completamente possível você ter uma vida totalmente saudável, funcional e plena, com ou sem o diagnóstico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!