Fui diagnosticado pelo meu dentista que tenho retrognatismo grau II, ou seja, tenho a mandíbula para

4 respostas
Fui diagnosticado pelo meu dentista que tenho retrognatismo grau II, ou seja, tenho a mandíbula para trás, estou usando aparelho e logo começarei a usar os elásticos para tentar puxar minha mandíbula para frente.Tenho 22 anos. Será que isso vai resolver?
As deformidades esqueléticas tipo Classe II (Retrognatismo) ou III (Prognatismo) apenas podem ser tratadas de forma não cirúrgica se a discrepância for pequena, ou seja, se a diferença entre Maxila e a Mandíbula não for muito grande.

A utilização de aparelhos ortopédicos pode diminuir a possibilidade de cirurgia ortognática devido as suas características de estimulo ósseo ou contenção do mesmo.

Entretanto pacientes que apresentam um crescimento muito descoordenado serão cirúrgicos mesmo fazendo uso de aparelhos ortopédicos.
Atenciosamente,

Gustavo Campos

Existem 2 problemas diferentes:
1 - a mandíbula pode estar pra tras;
2- os dentes inferiores podem estar pra tras.

A mecânica com elásticos não vai puxar sua mandibula para frente, ela vai fazer com que os dentes mudem de posição.
Para ter algum resultado de projeção da mandíbula é preciso fazer cirurgia ortognática ou utilizar aparelhos protratores de mandíbula, sendo este ultimo com resultado mais dentário do que esquelético.
A maloclusão tipo classe II pode ser tratada ortodonticamente se a discrepância for leve, através de compensações dentárias e se isso não causar disfunção da articulação têmporo-mandibular (ATM). Com 22 anos de idade os aparelhos ortopédicos não funcionam mais, já cessou crescimento que poderia ser estimulado ou barrado. Se a discrepância classe II for grande ou se houver disfunção de ATM o tratamento de escolha é ortodôntico-cirúrgico.
Seu ortodontista deve ter te avaliado da melhor maneira possível com base na sua documentação ortodontica. Provável q resolva .